24 dezembro 2004

'Estabilidade' em 1998

É como ser estável hoje:

'O problema é político, não económico, e a subalternização da política e do debate político constituem, a vários títulos, perversões que pagaremos caro. [...] A democracia, por definição, não assenta em consensos, e impõe, em momentos como este final de século, decisões e opções claras. A ilusão de que a sua ausência é sinónimo de estabilidade política constitui um dos factores do presente esvaziamento da esquerda [...]'


Vasco VIEIRA DE ALMEIDA [1998]
Vida Mundial, 3

Marcadores: , , , , , ,

23 dezembro 2004

'Os Economistas nunca foram bons a medir a felicidade ou o sentido de realização do homem'

Isto explica muita coisa.

Cito Xavier Pintado, Professor da Universidade Católica [DN 20.12.2004].




'A happy land'[1987]

Sean Scully [1945-]

Tate Modern, Londres

'Os Economistas nunca foram bons a medir a felicidade ou o sentido de realização do homem'

Isto explica muita coisa.

Cito Xavier Pintado, Professor da Universidade Católica [DN 20.12.2004].




'A happy land'[1987]

Sean Scully [1945-]

Tate Modern, Londres

Marcadores: , , , , , ,

15 dezembro 2004

O Embaixador 'De Magalhães'

Faleceu o Embaixador Calvet de Magalhães.



Figura ímpar na história da política externa portuguesa e da diplomacia [sendo esta última bem diferente, como o próprio afirma na sua tese Diplomacia Pura, era igualmente um homem reconhecidamente bom.

A sua idade avançada não impedia o pensamento ágil, nem a bonomia do seu sorriso e o brilho de uns olhos que revelavam uma juventude maior do que a de muitos jovens. Paradoxos da modernidade.

Extremamente disponível, ia encontrar-me com o Embaixador precisamente no dia em que a saúde o traiu. Nos meses seguintes contactei, a maioria das vezes com o próprio -- privilégio concedido pela sua humanidade -- a acompanhar o seu estado de saúde.
A partir do Verão e com o início de uma nova vida fui, porém, negligente. A muito custo, disse-me, saiu de casa entretanto, para receber o doutoramento honoris causa da Universidade Nova de Lisboa. Foi um ano ingrato. O seu estado de saúde agravou-se, com novos problemas, que obrigaram a internamento hospitalar.



Além da sua actividade diplomática, sobejamente conhecida, editou vários volumes dedicados ao tema, 'autonomizando a disciplina' (A Diplomacia Pura) face a conceitos como o de política externa, deitando pois por terra autores tão consagrados na actualidade como Henry Kissinger e a sua 'Diplomacy', que não é mais (nem menos...) do que 'Foreign Policy'... Completou esta dimensão mais meditativa sobre a Diplomacia com um volume que mais prático não podia ser: o Manual Diplomático, editado pelo MNE.

Fora da Diplomacia -- ou com um pé fora e outro dentro -- escreveu sobre história de Portugal, da e mesmo sobre história da economia (1967) e da literatura (volumes sobre Garrett, Antero, entre outros). A lista completa pode ser consultada aqui.

A Missa de celebração do VII dia da sua morte será realizada às 18 horas de segunda feira, dia 20 de Dezembro, na capela do Palácio das Necessidades.

Marcadores: , , ,

14 dezembro 2004

Dois discos para abrir 2oo5

Um clássico da música universal: STABAT MATER por Pergolesi [este disco também inclui o de Scarlatti].



desta vez interpretado pelo 'estabelecido' Rinaldo Alessandrini e o seu grupo Concerto Italiano e uma prestação soberba de Sara Mingardo e Gemma Bertagnolli [contralto e soprano]. Em alguns momentos, poré parecer uma versão com um tempo mais acelerado que o tradicional, embora tal se revele muito curioso [direi excepcional] nas passagens mais empolgantes [como é referido no libretto, as passagens com uma linguagem abertamente contrapontística]: o 'Fac ut ardea cor meum' e o 'Amen' [após o 'Quando corpus morietur'].






E de um clássico na música contemporânea de dança, THE WORKOUT, na qual Carl Craig mistura, em dois discos, músicas mais e menos difíceis, num conjunto muito 'trendy e cool' que não dispenso no ginásio e que [já testado...] ajuda a acelerar o passo nas ruas das cidades mais movimentadas. Sobre Carl Craig, cito esta nota, que me parece bem adequada: 'Carl Craig was a key player in Detroit techno's second wave, following the futuristic lead of originators Derrick May and Juan Atkins, and eventually collaborating with May. He began recording at the turn of the '90s, using a number of aliases to release innovative ambient, techno, breakbeat and future jazz sounds'.


Ficam duas [em tantas] sugestões económicas para este Natal e para o ano que aí vem.





Lanço o repto: qual é Craig e qual é Pergolesi? Não há prémio...

Marcadores: , , , , , , ,

12 dezembro 2004

O Estado do Estado



'a conservação das Instituições Politicas essencialmente depende do desenvolvimento prático dos principios, que ellas consagram, porquanto da falta de armonia entre os direitos, e os factos necessariamente resulta o descrédito das mesmas Instituições, imputando-se a estas inconvenientes, que só deveram ser attribuidos á falta de seus necessarios desenvolvimentos'



Marquez de Palmella
Conde de Villa-Flôr
José Antonio Guerreiro
Luiz da Silva Mouzinho de Albuquerque

Collecção de Decretos e Regulamentos Publicados Durante o Governo da Regencia do Reino Estabelecida na Ilha Terceira, Primeira Serie, de 2 de Junho de 1830 a 27 de Fevereiro de 1832, Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1834
Anno 1830
N.º1

Estado da Nação [ontem.. e hoje]



'a conservação das Instituições Politicas essencialmente depende do desenvolvimento prático dos principios, que ellas consagram, porquanto da falta de armonia entre os direitos, e os factos necessariamente resulta o descréditop das mesmas Instituições, imputando-se a estas inconvenientes, que só deveram ser attribuidos á falta de seus necessarios desenvolvimentos'



Marquez de Palmella
Conde de Villa-Flôr
José Antonio Guerreiro
Luiz da Silva Mouzinho de Albuquerque

Collecção de Decretos e Regulamentos Publicados Durante o Governo da Regencia do Reino Estabelecida na Ilha Terceira, Primeira Serie, de 2 de Junho de 1830 a 27 de Fevereiro de 1832, Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1834
Anno 1830
N.º1

Marcadores: , , , , , ,

10 dezembro 2004

Ah pois é. Falam, falam, falam...



'relevante, e preocupante, o facto de os políticos no activo virem cada vez mais das juventudes dos partidos, infelizmente nunca tendo feito outra coisa na vida além de política partidária'


Francisco SARSFIELD CABRAL
in Diário de Notícias, 8.3.2005



Sir Max Beerbohm
D.G. Rossetti Precociously Manifesting ... that Queer Indifference to Politics ... , 1916-17

Marcadores: , , , , , ,