30 setembro 2007

O Estado em perigo.


'Arte, industria e força, tudo se emprega; tudo se põe em movimento contra o infeliz Estado: novos pretendentes produzem novos partidos: novos partidos fazem novos interesses: novos interesses geram novas paixões. Então, se perde de todo a tranquilidade, e a segurança pública'.

Fr. Francisco do Coração de Jesus Cloots WANZELLER [1793] Sermão que foi prègado na igreja da Real Casa Pia no Castello em acção de graças pelo feliz nascimento da Nossa Augustissima Princeza da Beira, em 16 de Maio de 1793 e offerecido ao nosso incomparavel Príncipe o Senhor D. João, Lisboa: Officina de Simão Thadeu Ferreira, p.12

[D. Maria Teresa Francisca de Assis Antónia Carlota Joana Josefa Xavier de Paula Miguela Rafaela Isabel Gonzaga de Bragança e Bourbon nasceu em Queluz a 29.4.1793 e faleceu em Trieste em 17.1.1864. Princesa da Beira,infanta de Espanha e Condessa de Molina, casamento em 13.5.1810 com seu primo o Infante Pedro Carlos de Bourbon de Espanha].

imagem: "ESTA PONTE FOY PRINCIPIADA NO ANNO DE 1793 EM QUE NASCEO A SERENISSIMA SENHORA PRINCEZA D. MARIA THEREZA, E ACABOU-SE NESTE ANNO DE 1795, EM QUE NASCEO O SERENISSIMO SENHOR PRINCEPE DA BEIRA D. ANTÓNIO.", Leiria.

Marcadores: , , , ,