27 setembro 2007

Mourinho e Santana. Futebol e Política.



Já aqui falámos de Santana Lopes, sendo estas algumas delas:

A Crise no PSD

A dissolução da Assembleia da República

O Cavaquistão

Em regra, discordámos dele. Víamos pouco conteúdo e muito espalhafato.

O Público teve a gentileza de publicar o vídeo, que anda no YouTube, sob o título 'Santana Lopes versus José Mourinho versus SIC Notícias'.

Desta feita, concordamos inteiramente. Não que tenha ganho conteúdo. Mas tem mais souplesse. E apanha bem os flancos:

'Sabe onde é que estávamos? Sabe...? E acha que isto se justifica? Já que estamos a falar de correcção, acha que isto se justifica? [...] eu só lhe pergunto se é assim que o país anda para a frente. As senhoras convidam-me para vir aqui, para vir falar de assuntos importantes [...] chego aqui e sou interrompido pela chegada de um treinador de futebol. Acho que o país está doido. Desculpe dizer... Com todo o respeito. E portanto, não vou continuar a entrevista. Acho que as pessoas têm de aprender'.

Num verdadeiro chapeau, Santana Lopes fez aquilo que pessoas supostamente mais dignas não fizeram: recusou participar no circo mediático [que, reconheça-se, foi o instrumento que sempre usou para vingar na política].

Interromper uma entrevista
com um ex-primeiro ministro, ou outra pessoa qualquer, para mostrar um treinador de futebol a chegar a um aeroporto é, além de deselegante [para não dizer javardo] uma estupidez que justificada pela guerra das audiências, demonstra a ausência de sentido crítico e a existência de critérios jornalísticos bem duvidosos.

Não digo que a SIC deva por isto perder a sua licença de operador de televisão... mas neste tipo de episódios não faz por merecê-la.

Sobretudo, quando se expôs, abertamente, ao chapeau de Santana Lopes.

Que, pasme-se, sai com toda a dignidade.

E com o nosso aplauso.

Marcadores: , ,