09 setembro 2007

Ainda a Teresa. Até porque me estou nas tintas para o tema do dia.




'Hoje vou falar um bocadinho e dizer mal, daquelas pessoas que aparecem nas revistas, e que ninguém sabe quem são.
(Há gente que anda para ai a dizer à boca cheia que os textos do Sem Wonderbra são sempre a dizer mal, e que insinua que a única coisa que eu sei fazer é criticar gratuitamente tudo e toda a gente à minha volta. Para que fique bem claro: É verdade).



Até há algum tempo, admito, o fascinante universo da “Caras” e outra sucursais afins tinha-me passado completamente ao lado. Não fazia ideia do que acontecia dentro dessas revistas. Só passei a dar vistas de olhos nelas recentemente, com a intenção de fazer textos de stand up sobre pessoas conhecidas. Não se trata aqui de nenhum pretensiosismo intelectual da minha parte; mas sim apenas uma breve introdução para dizer que acho fascinantes essas revistas. Sobretudo no que diz respeito a reportagem de paginas inteiras sobre pessoas que ninguém faz a mínima ideia de quem são ou o que poderão eventualmente estar ali a fazer. E que toda a gente aceita, como sendo uma coisa perfeitamente normal.



Ainda pensei que fosse a minha ignorância a falar mais alto, e que esses seres misteriosos fossem na verdade “o famoso Zé Mané que entrou recentemente no programa da manhã não sei de onde” (e que eu não conhecia, e que era escandaloso, e em que mundo é que eu vivia), mas não. Procurei inteirar-me do assunto: são mesmo pessoas que ninguém conhece.
Seres estranhos que por certo acharam interessante pagar a alguém para ir a casa deles fazer uma reportagem sobre a sua desinteressantíssima vida. E que não se sabe bem como, continuam a proliferar.
Ainda reportagens sobre gente famosa, vá. Há que admitir, tem o seu quê de interessante. Mas reportagens sobre gente que ninguém conhece e que ainda por cima não faz nada de relevante na vida? Porquê?
Como, pergunto eu, querem que o pais ande para a frente, se metade da população anda a ver reportagens sobre “Mituxa Sá e Castro, na sua casa em Alfornelos-a-velha, está muito contente com a chegada do seu terceiro filho” (primeiro plano: fotografia de Mituxa Sá e Castro, uma pseudo-tia de meia idade, com um marido infelicíssimo, gordíssimo, ao lado, e dois putos ranhosos sentados no chão a torturar um golden retriever) (segundo plano: uma casa). Chegamos ao fim da reportagem, e não sabemos quem é a Mituxa Sá e Castro, o que é que ela está ali a fazer, nem o quê de novo pode ela ter trazido ao mundo. Apenas que ela esta à espera do seu terceiro filho, e que isso pelos vistos vale por si como sendo uma coisa muito positiva.



Como representante do povo português, e de todos os leitores da revistas Caras, TV Guia, e Mariana mais atrevida, exijo uma renovação no sistema. Exijo a reposição da dose diária de “Benedita Pereira conhece o amor da sua vida em férias de sonho na Cova de Santo Adrião” para toda a população. Pelo menos assim quem não tem vida própria pode pacificamente voltar a receber a sua dose semanal de merda ao quilo sobre gente famosa, que é o que aliás paga para ler, honestamente, com o suor do seu salário mínimo nacional aumentado a 3 por cento este ano. Mas isto assim não. Isto assim é um ultraje, e é um escândalo'.

Teresa Lopes Vieira AKA Sem Wonderbra, Quinta-feira, Dezembro 08, 2005, '
Aquelas pessoas que aparecem nas revistas, e que ninguém sabe quem são'

Marcadores: , , ,