07 setembro 2007

O povo na televisão ?



A democratização da TV portuguesa começou com programas como o 'Praça Pública', da SIC, em que se discutiam problemas tão prosaicos como importantes para os portugueses, como o buraco da rua XPTO.

Hoje temos programas onde todos telefonam e berram à vontade. Género catarse.

Podia ser melhor; podia ser uma verdadeira [idílica? utópica?] maresia de opiniões, argumentos, discussão produtiva e inteligente com troca de experiências e aumento de resultados.

Mas não.

É, essencialmente, um saco de boxe, onde um jornalista desgraçado apanha com telefonemas de boys [ou forever-wannabe boys] de partidos, e/ou de maluquinhos, e/ou de pessoas que ainda não perceberam que Portugal é uma democracia constitucional, onde a polícia não pode espancar pessoas, onde os professores até são pessoas, onde os funcionários públicos não são todos ineficientes e malandros, onde os sindicatos não são oportunistas, onde nem todos os empresários são honestos, onde nem todos os políticos são tachistas e corruptos.




O espectador-tipo que telefona para esses programas é, no mínimo, um português reaccionário ou uma dona de casa ressabiada. Um pseudoempresário que acha que o recibo verde é bom e igual para todos, sejam trabalhadores independentes ou não. Onde os esquerdistas comem todos criancinhas ao pequeno almoço e onde o PNR é bom porque diz aquilo que 'os portugueses pensam mas não dizem'. Um reformado que acha que a pena perpétua é coisa fraca e que a pena de morte é que é boa.

Preocupa-me o ódio e o tom básico e simplista com que falam os telespectadores, que parece resultar de um qualquer trauma que ultrapassa a questão do analfabrutismo nacional e ser sintomático no submundo deste país, que é o meu.

Ódio à função pública, aos políticos, aos sindicatos, aos emigrantes. Ódio à vida em geral.

Será que isto nunca mais acaba?

Marcadores: , , , , ,