08 julho 2004

Dos escombros para as prateleiras

Foi recentemente lançado pela K617 um disco gravado em 2003 pelo Ensemble Turicum que não creio que em Portugal tenha tido o devido destaque, apesar de reunir, como a própria capa indica, 'musique napolitaine des archives portugaises'.

Não se trata, pois, de mais uma [ainda que sejam poucas] compilação de obras de autores do barroco português. É sim uma recolha de quatro obras parte dos algo inexplorados arquivos portugueses, apesar de muito desfalcados pelo terramoto de 1755 [cuja dimensão muito se ignora, ainda que já haja obras -- como este -- volume de Susan Neiman, editado pela Princeton UP e aclamado pelo NYTimes , a compará-lo ao 11 de Setembro (!)] e subsequentes incêndios.




Este disco reúne obras de Pergolesi, Leonardo Leo, Antonio Gallassi [falecido em Portugal c.1790] e David Pérez [falecido em Lisboa em 1778], ainda que a capa do disco destaque, certamente por motivos comerciais, a Messa a 5 Voci de Pergolesi, famoso sobretudo pelo seu extraordinário Stabat Mater e pelo facto de ter falecido aos 26 anos.

O trio de David Pérez, a fechar o disco, é um daqueles exemplos da 'cross-fertilization' musical: barroco, com castanholas. Está longe de ser único quanto a esta característica, mas é pouco comum -- sobretudo nas grandes edições discográficas de massa -- e a qualidade do conjunto raríssima. Não é de espantar: Pérez, lui-même, faz parte de um trio mítico, juntamente com Carlos Seixas e Domenico Scarlatti, seus contemporâneos.

Num Mundo onde a Educação é a chave, e num Estado onde tudo o importante é reunido numa pasta classificada como 'Cultura' e fechada numa gaveta [por políticos e por cidadãos], este disco, editado por suíços, é uma pequena peça num esforço de divulgação directa e preservação indirecta que merece aplauso.

Marcadores: ,