27 julho 2007

A 'boiada', ou o descrédito dos políticos.



Já ninguém parece acreditar nos políticos.

E o programa 'eixo do mal', na SIC, é um reflexo disso, sempre com a amosa expressão 'boiada', entre 'boys' e 'manadas'...

'Acreditar'. A crença -- porque Portugal nunca se alfabetizou; funcionalmente, sequer -- nunca deu lugar à consciência.

O caciquismo já é velho, e o voto ou já nem se 'dá' [60% nas últimas eleições, ainda que intercalares e em autárquicas, mas em algo tão representativo como Lisboa, capital] ou é 'dado' ao que é visto mal menor, àquilo que 'é au mas já se conhece'.

É uma espécie de voto numa ilha de mafiosos. Dá-se ao boss, que pode ser mau, mas é o 'nosso' boss, que já conhecemos.

Ou, se se quiser, a relação dos Portugueses com os seus políticos é um casamento que não acaba, mesmo sendo o país o membro do casal vítima de violência doméstica.

O político, esse agressor, não se rala. A sua vida, em regra, não é mais do que isso: na sua maioria -- e se Filomena Mónica continuar o Dicionário parlamentar, comprovar-se-á -- são arrivistas. Arrivistas geográficos e sociais. Sem grande formação, sem CV / carreira profissional relevante, cuja ausência se explica pelo 'carreirismo político', em que entrar numa 'jota' acaba por ser uma rampa para toda a vida em cargos partidários ou públicos [ou semi-públicos, no caso das empresas públicas / municipais].

Isto para enquadrar devidamente a questão dos PAs para deputados.

Os nossos deputados vão ter PAs, diz-se. Assistentes Pessoais.

Há quem diga que isso é um luxo. Creio que depende da função.

Sei como dá jeito numa profissão exigente. A de deputado sê-lo-á em teoria, mas há dois impedimentos: a prática e a contenção orçamental que tudo parece justificar, e onde os políticos terão então de dar o exemplo.

Na prática, não sabemos o que fazem as de deputados no Parlamento. A abstenção é conhecida. E poucos [algum?] trabalham em exclusividade. Muitos são advogados, e o Parlamento é como que um café onde se passa para ler um jornal ou -- já o presenciei -- uma revista social com as festas da noite [ou do dia] anterior.

Vale a pena ler a lista de deputados no website da AR, ainda com círculos eleitorais [como se ele viessem mesmo das áreas que representam, como se as conhecessem e transportassem para o hemiciclo a sua legitimidade - será que os 18 deputados de Braga são mesmo de Braga? ou mesmo que os 48 de Lisboa são mesmo de Lisboa? e os 2 do círculo 'Fora da Europa'? etc etc...].

O que fazem nas actuais 12 comissões especializadas permanentes? E as subcomissões? E os grupos de trabalho?

O que se passa nas duas eventuais [Comissão Eventual Para o Acompanhamento das Questões Energéticas e Comissão Eventual de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios?].

Isso até poderia estar tudo num website.

Mas num país onde a taxa de analfabetismo, em 2001, era de 11,5% para as mulheres e de 6,3% para os homens, onde o analfabetismo funcional é gritante, e onde o descrédito dos políticos provoca desinteresse, era importante que a própria 'classe' política divulgasse o que faz, como faz, quando faz, a quanto faz e porque faz.

Enquanto não se fizer isso ninguém vai perceber a necessidade de assistentes pessoais. Ou de muitas outras coisas que custam dinheiro a um país ao qual o Governo insiste em dizer que está pobre e cuja resposta ao que quer que seja é a desculpa de sempre: o défice.

Mas o grande problema não é o défice financeiro. É o défice cultural e democrático de uma sociedade pequena e analfabeta. Que os políticos, em geral, bem reflectem.

Marcadores: ,