05 junho 2007

Guerra Fria Reloaded, desta vez com um toquezinho islâmico.


Também no DN de hoje leio que 'James Appa-thurai, porta-voz da Aliança Atlântica, sublinhou: "Tanto quanto me dei conta, o único país que está a pensar atacar a Europa com mísseis é a Federação Russa"'.

ESta declaração não deixa de ser útil.

Afinal, se essa hipótese existe, e é posterior à ideia dos EUA de instalação de sistemas antimísseis na Europa, coloca-se a questão de saber porque razão são tais sistemas antimísseis necessários...

E eu que pensei que face à decadência política e económica dos EUA, ex-colónia europeia, a Europa tinha chegado à conclusão de se unir à Rússia [bem mais próxima da Europa que os EUA]. Se a Turquia cabe na UE, bem como tantas ex-colónias soviéticas, porque não a Rússia?

Seria uma aliança bem mais útil que os EUA, que após uns 300 anos, deixaram de ser úteis e passaram [com Guántanamo e estes projectos militares na Europa] a ser perigosos e incómodos.

No máximo, uma aliança a três [Europa, EUA e Rússia]. Mas se isso acontecesse, seria importante que todos partilhassem os valores humanistas europeus. A começar pela existência e prática de direitos humanos.


imagem: Nagasaki, Japão. Em 1542 os Portugueses chegaram à cidade e transformaram-na numa metrópole, com os ganhos do comércio marítimo. Nagasaki, tal como Hiroshima, foi vítima de ataque nuclear dos EUA em 9.8.1945, que causaram a morte imediata de 120 mil pessoas, além de feridos e deficientes.

Marcadores: , ,