29 maio 2007

Tobacco Ban


Estava no bar mais pequeno do Sketch [com todos os restaurantes cheios à 1 da manhã], acabava de acender um charuto e o barman diz-me que naquela sala só cigarros; para fumar charuto tinha de ir para o bar 'grande', que além de ser uma seca cheia de pseudocriativos é bem menos confortável e bem mais feia.

A amiga que estava comigo, nascida na Estónia, mas educada na Suécia, comentou logo que no Verºao nem no grande nem no pequeno.

Com o 'smoking ban' não pode fumar-se em qualquer local fechado, o que inclui obviamente bares e restaurantes.

Trata-se, creio, de mais uma daquelas leis de chacha, emitidos por um ignorante qualquer de secretaria, que provavelmente nem conhece a realidade social ou que, conhecendo-a ou não, se quer vingar de quem tem uma vida normal, ou de quem tem uma vida que ele achará privilegiada, só porque os charutos não são, em regra, baratos. Puro complexo social a resolver num psiquiatra. Não na actividade supostamente nobre e expectavelmente responsável e informada de legislar.

O fumo, em regra, é horrível. Isso não quer dizer que seja necessário banir os fumadores em absoluto.

É o mesmo do que achar que se alguém incumpre uma regra, deve ser-lhe aplicada a pena de morte, seja qual for a regra, as condições de incumprimento ou o perfil do incumpridor. Faz lembrar certos planetas do Star Trek. Ou algo bem pior, como refere a famosa 'Wikipedia': 'the first modern, nationwide tobacco ban was imposed by the Nazi Party in every German university, post office, military hospital and Nazi Party office, under the auspices of Dr Karl Astel's Institute for Tobacco Hazards Research, created in 1941 under direct orders from Adolf Hitler himself'.

Como fumador ocasional, noto que nunca fumei em salas comuns em casa e que quem gosta de fumar deve ter uma sala para isso. Há muito temppo que existe: chama-se fumoir. Não fumo quando estou com a minha namorada, e muito menos em casa de pessoas que desconfio ou que sei que não gostarão. E num restaurante, já cheguei a mudar de mesa para não incomodar a mesa do lado.

O facto de fumar não quer dizer que se goste do fumo. Detesto-o, e fumo ao ar livre, ou num fumoir, ou numa sala com bom ar condicionado.

Qualquer pessoa minimamente educada faz isto. E é de educação, e não de saúde, que se trata.

Concordo com a proibição de fumar em locais de trabalho [já estive num gabinete com um fumador e é bem terrível]. E creio que os pais devem ser proibidos de fumar junto dos seus filhos, por exemplo.

Mas discordo em absoluto da solução que tem vindo a ser adoptada para bares, restaurantes e clubes, como é o caso no Reino Unido a partir do dia 1 de Julho deste ano de 2oo7.

É evidente que em vez da solução cega e ditatorial do 'smoking ban', seria democrático e minimamente inteligente e equilibrado obrigar os bares e restaurantes a terem espaços de fumadores e de nao fumadores, devendo os espaços para fumadores ter ventilação adequada.

Bem sei que isso já existe, e tem resultados conhecidos. Precisamente por isso, não se percebe a eliminação das salas para fumadores e a proibição de fumar em espaços fechados, que constitui uma opção dos clientes.

Sobretudo no caso dos clubes: quem pensa o legislador que é para intervir nas regras de clubes privados? É evidente que quem não concorda com as regras de dado clube não é membro. E havendo espaços para fumadores e não fumadores, há obviamente uma opção para clientes e para trabalhadores de escolherem se preferem um ambiente com ou sem fumo.

No caso dos charutos há um exemplo prático interessante a ter em conta: no Mandarin Oriental de Londres, existe um bar que, como se pode ler no site do hotel, 'The actual bar is a catwalk. No bottles are on full view but you can catch a glimpse of them through the frosted and backlit glass walls behind which the attentive and gracious staff prepare drinks and mix the finest cocktails. Then there’s the room within a room for those who partake in the odd cigar. You can choose from 45 varieties and enjoy your selection in the comfort of a deep soft leather chair. A state-of-the-art air conditioning system means that cigar smoke does not make its way into the main bar area, but, because there are no walls, the ambience will still make its way to you'.

E é verdade.

Acontece algo parecido na JJ Fox, fornecedores de tabaco da casa real inglesa. Estive lá recentemente [são dos poucos que ainda vendem os fantásticos Partagas D1] e transformaram a cave num fumoir e museu, já a preparar-se para o dia 1 de Julho, que marca o início do tsmoking ban no Reino Unido.Como referiu o Times, a sala está 'fully ventilated and air-conditioned and the shop is doing its best to recreate the gentlemen’s club atmosphere of the main shop down there. The shop is happy for you to try out a cigar and there is no pressure to splash out on a box, which can cost upwards of £200'. Este ban afecta até a Casa del Habano, no Soho, que só pode servir água no fumoir. Para bebidas alcóolicas, tem de se ir ao bar numa sala ao lado. Inacreditável.

Se os legisladores conhecessem estes casos, seja os exemplos de fumar sem incómodo, seja os que demonstram os efeitos nefastos da legislação agora criada, saberiam que o smoking ban é antidemocrático, e que irá afectar a tradição do bom fumar, que é obviamente um direito de qualquer cidadão, desde que não prejudique qualquer outro, o que é o caso. Sobretudo do charuto, que contrariamente ao cigarro é um prazer e não um vício.

Afecta ainda uma actividade artesanal de todo o interesse que é o fabrico do charuto, parte fundamental da economia Cubana, e que é um prazer tão legítimo com um bom Porto ou chocolate, numa mundo cada vez mais estereotipado, desqualificado e maçador. Ultrapassámos o princípio do Big Brother is watching you. Agora, o mesmo Big Brother que nos 'vigia', e que ganha dinheiro com o que fumamos, através dos impostos sobre o tabaco, proíbe-nos. Chamam a isto progresso...


Do Times:

'
Places you can still smoke:

Bedrooms in hotels, inns, hostels, guesthouses and members clubs that provide accommodation

Prisons, hospices and care homes can allow smoking in bedrooms and can designate smoking rooms – but they cannot be used for any other purpose so no TV or library

Open air

On stage during a performance

Offshore oil rigs

Specialist tobacco shops

Always in own home, even in presence of health visitor

In your car as long as it is not a company car and you do not give colleagues a lift

Residential mental health facilities are exempt for another year
'

Marcadores: , , , ,