05 maio 2007

A nova praça é a Net.


Manifestações que mudaram o mundo ocorreram, muitas vezes, em praças, que por vezes acabaram por ganhar o seu [ou um novo] nome.

A Internet é uma nova praça, á qual se alia a espionagem, não só por Estados e empresas, mas agora pelo comum dos cidadãos [não tão comum se tivermos em conta que tem de ser um nerd].

Um caso genial foi relatado hoje pelo DN, com o título 'Publicação de 'password' gera guerra na Internet'.

Como refere o artigo, 'A pirataria continua a ser o pão nosso de cada dia no mundo da Internet, dividindo duas opiniões distintas sobre ela e alimentando sucessivas batalhas no combate à actividade que é copiar ilegalmente'.

A ACCS administra o sistema de licenças de acesso a conteúdos digitais, sendo também responsável pela aplicação da legislação norte-americana em matéria de direitos de autor e de cópia.

Os novos discos HD DVD têm um código que permite a sua cópia.

Ao lado do Bluray, os HD DVD é um formato de filme em altadefinição, e um hacker conseguiu obter o código de cópia, com apenas seis dígitos.

A ACCS reconheceu isto no fim do ano passado e esta semana o Digg) publicou o texto de um utilizador que divulgava o código. Em uma hora, 15,000 pessoas leram o artigo.

O Digg apagou o texto mas, como refere o DN, os outros utilizadores do site, 'indignados, rapidamente encheram o site com variados textos que publicavam o número de código, os quais foram, também eles, apagados pelos editores da Digg. Mas aquilo que era mais previ- sível acabou mesmo por acontecer. Na segunda-feira passada, o efeito multiplicador do mundo internauta ficou visível. Milhares de páginas da Net e outros tantos blogues, vídeos e canções no You Tube mostravam o tão secreto código, agora sim alastrado a grandes proporções. No dia seguinte, o motor de busca da Internet Google mostrava 325 mil resultados de páginas que continham o código para piratear o formato audiovisual HD DVD'.

E assim acontece...

Marcadores: , ,