27 março 2006

Espacos Vazios


Claro que Lorenzetti conhece este edifício. Quem conhece Lisboa conhece este edifício,o primeiro claramente associado ao conceito de loft, mais um momento 'moda' em Portugal, num movimento que oscila entre a abertura ao cosmopolitismo e aos novos conceitos culturais, artísticos e sociais de espaço e... o novo riquismo provinciano.

'Mas isso agora não interessa nada'.

O que interessa é que Lorenzetti descobriu este projecto num website camarário relativo a uma revista que já não existe. Diz-se aí que 'a publicação do Boletim Lisboa Urbanismo encontra-se suspenso. Ficam aqui à disposição os números antigos'.

Em 2oo6, acaba de descobrir uma revista disponibilizada também online e que terá acabado em... 2oo1. Acabado não... muito melhor: 'suspensa'. Um sopro de mistério camarário, numa espécie de 'Harry Potter e o Caldeirão Municipal'.

Cinco anos volvidos [foi só fazer as contas...]L descobre a dita revista que, aparentemente, ainda não regressou.

Há 5 anos, portanto, que se vive num limbo de ignorância urbanística na cidade de Lisboa [que é o mesmo do que dizer, no país], até porque não se vêm outras formas de grande e rigorosa informação sobre projectos urbanísticos que mudam a cidade e que marcam a arquitectura, a arte, a cultura e a sociedade portuguesas, ainda que em ritmos diferentes.

E isto é muito, muito importante.

Pelo menos numa cidade à qual L aplicaria a palavra 'civilizada'. Que é fundamental para sermos felizes. 'Digo eu... não sei'.

Marcadores: , , ,