S:D:D:::::::
'Santos Design District'...
Nunca fomos muito fãs de inspirações americanadas que, na Europa, me soam sempre a provincianismo barato.
A ideia de fundo, porém, é muito, muito boa e merece aplauso.
Ter um spot nacional para a divulgação do design é fundamental. E, claro, garantir uma boa plataforma de negócio para as casas que vendem mobiliário, 'acessórios' e 'soluções'.
Ser em Santos é ainda melhor: continua a ser uma das nossas grandes apostas seguras para investimento imobiliário de longo prazo em Lisboa.
A ideia de S:D:D: parece ser a de juntar uma rede [admitimos que os criadores prefiram a palavra network, mas enfim] de lojas [OK, preferiam 'espaços'] bem estruturados, com produtos bem desenhados, bem feitos e bem apresentados.
Acaba por ser algo de banal: esperemos que venha a ser assim, que toda a cidade ou país sejam assim. Mas não são, pelo menos ainda.
O design continua a ser visto como algo de estranho aos produtos. Como um 'plus' [gostaram, não foi?].
Observações do tipo 'não compro essa cadeira, é caríssima só porque é de design' continuam a encher-nos os ouvidos.
Porque parece claro que o design está sempre lá; pode é ser mau [porque de claro mau gosto ou por ter funcionalidade zero] ou menos apreciado.
Mas existe sempre. É incompreensível que as pessoas não percebam isto, que parece tão simples.
Espero que o 'district' se alargue a todo o país.
Enquanto tal não acontece, muitos parabéns a quem de direito pela ideia. Mesmo que seja [é?] apenas uma estratégia comercial [para que as nove lojas fundadoras desta associação vendam...] é fundamental para a divulgação de uma 'cultura do design', para a revitalização dos espaços [sejam as lojas sejam os destinos dos produtos aí adquiridos] e da própria cidade.
Boa.
Lojas aderentes:
Armani Casa
Ligne Roset
Boffi
Santos da Casa
Conceição Vasco Costa
Domo
Loja do Banho
Paris Sete
Steinwall
York House
A. da Costa Cabral
<< Home