01 maio 2008

PS admite discutir maior liberalização dos horários das grandes superfícies comerciais

lê-se hoje no Público.

Seria interessante que estas mariquices acabassem e não houvesse quaisquer restrições a horários, seja de hipermercados ou outra coisa qualquer.

É extraordinário como se clama por flexibilidade naquilo que deveria ser estável, e por paralisia naquilo que deveria ser aberto. É um capitalismo meio frustrado, ou um socialismo de gaveta. No fundo, é uma fraude, que não leva a lado nenhum.



Seria obviamente adequado ter estabelecimentos abertos 24h com trabalhadores a turnos. Quem quiser trabalhar ou comprar de manhã, tarde ou noite, poderia. Desde que fossem asseguradas condições para o efeito [e.g. uma discoteca tem obviamente regras de insonorização...].

Isso sim seria um mercado livre, com escolha para os consumidores. Desde logo do horário.



O mercado tradicional tem o seu lugar -- e até a minha preferência -- e precisamente por isso não precisa de exigir limitações de horários para os hipermercados.



Tem de apostar, isso sim, na qualidade dos seus produtos e do seu serviço. E na gestão de preços que a isso correspondam.

Quem quiser ir a hipers, que vá.

PS - não precisam de agradecer a pérola de vídeo do Norteshopping. Não há como as fontes directas... 'No comment', ao bom estilo do Euro-diplomático Euronews.

Marcadores: , , , , , ,