20 julho 2007

O caso não foi em vão...



Num Reino Unido inundado de água e agora de livros do Harry Potter, soube-se hoje que a morosa e mediática investigação 'Cash for Peers', em que se apurava se o Partido Trabalhista inglês, com o apoio do Primeiro Ministro 'Tony' Blair tinha conferido peers por donativos ao 'partido', em 'nada deu'. Há 732 peers na House of Lords. Dos quais 600 são vitalícios. A maioria desses foi retirada, mas restam 92.Os outros mantêm-se Lords, mas deixaram de ter lugar no Parlamento.

É o que todos parecem queixar-se: que a investigação foi um flop. Que depois de se interrogar várias vezes o Primeiro Ministro e outras individualidades, durante 1 ano e 4 meses, e um milhão de libras ['300 mil contos'], com raids na residência do primeiro-ministro, incluindo a retirada de computadores para exame, a nada se chegou, nada se conseguiu provar.

'If any person accepts, obtains or agrees to accept or obtain from any person, for himself or for any other person, or for any purpose, any gift, money or valuable consideration as an inducement or reward for procuring or assisting or endeavouring to procure the grant of a dignity or title of honour to any person or otherwise in connection with such a grant, he shall be guilty of a misdemeanour'
s.1 do 1925 HONOURS (PREVENTION OF ABUSES) ACT.

Não é verdade.

Fez-se cair um primeiro ministro.

E agora, faz-se cair um inquérito.

Assim acontece.

Marcadores: , , ,