04 dezembro 2006

Boys will be Boys


Ironia do destino, tenho viajado mais com a TAP do que com a Carris ou o Metro. Ou mesmo conduzido.

Por isso li com atencao a nomeacao do novo Conselho de administracao. Nomeacao, porque continua a ser uma empresa controlada pelo Governo Portugues.

Um dos novos membros do CA da TAP chama-se Luis Patrao.

Como em tudo na politica portuguesa (porque sendo uma empresa controlada pelo Governo, e mais uma nomeacao politica do que uma eleicao tipica de uma empresa normal), e interessante ver o passado.

em 23.10.2004 lia-se no DN que 'Patrão saiu do segundo Governo socialista na sequência da polémica sobre a Fundação para a Prevenção e Segurança, que levou igualmente à demissão do ministro Armando Vara. De acordo com fonte da direcção dos socialistas, a nomeação de Luís Patrão foi proposta por José Sócrates na última reunião do Secretariado Nacional do PS, há uma semana, e foi formalmente apresentada aos funcionários do partido na segunda-feira.

Luís Patrão, natural da Covilhã, e o seu irmão Jorge, que foi candidato a líder da JS no início da década de 80, foram os responsáveis pela adesão de José Sócrates ao PS.

Na Assembleia da República, foi chefe de gabinete dos líderes parlamentares do PS António Guterres, Jaime Gama e Almeida Santos.

Após ter sido chefe de gabinete de Guterres, Patrão foi eleito deputado do PS por Faro em 1999'.

O DN referia-se, na altura, a nomeacao de Luis Patrao para a Direccoao Geral do PS.

Nao conheco este Senhor e portanto a nomeacao nada tem, para mim, de pessoal (pessoal em relacao a Lorenzetti, nao sabemos se em relacao a quem o nomeou).

Mas curiosamente, questiono-me sobre o facto de este CV ter zero de gestao. Pelo menos digna de um administrador de uma companhia aerea.

Bem sei, para isso ha o CEO. Entao e o resto das lampadas do candeeiro servem para que, uma vez que nao acendem?