18 novembro 2006

'será que é desta ?!'


O Times publica hoje uma notícia sobre o terceiro casamento de Tom Cruise.

A expressão 'terceiro casamento' levanta logo algumas sobrancelhas. Afinal, espera-se que as pessoas casem uma vez, que 'assentem' ou que, se suceder mais do que uma, que a próxima seja a 'final'.

O argumento religioso é aceitável e percebe-se.

Mas quem não tem um argumento religioso mas uma mera convenção social [ainda que originariamente religiosa], podia preocupar-se em arranjar algo para fazer [quem sabe, casar outra vez ou simplesmente aprender a ser autónomo, o que passa por arranjar empregados ou empresas prestadoras de serviços de todo o tipo...].

Diz o jornal que 'Tom Cruise will hope practice makes perfect as he gives married life a third go and weds Katie Holmes in a 'cursed' Italian castle'.

Sabe lá o jornal se ele 'hopes' ou não 'hopes'.

Supõe-se. Diz-se. É o gossip. É a convenção.

Tom Cruise, como actor, nunca me disse grande coisa.

E sexualmente nada mesmo [!].

Mas, serve aqui como exemplo interessante para demonstrar -- através desta 'notícia' do principal jornal inglês -- que existe uma obsessão com a 'perfeição' da mainstream, a 'married life', e que uma 'third go' é indesejável.

Pode dizer-se que 'a cultura mediterrânica' não é assim tão velha e que o 'sul da Europa' não está tão atrás.

É curioso no século XXI ver alguém a 'hope practice makes perfect as he gives married life a third go'.

Go seria with the flow. Parece haver algum stress na frase, ânsia de obter um estado de felicidade eterna, entre o pastoral e o pastorício. Tipo fórmula mágica. E para a qual se 'trabalha a vida toda, esperando que o dia chegue'. Tipo reforma.

Se calhar é mais inteligente saber viver consigo e saber gerir a mudança todos os dias, toda a vida. Deixar de perseguir rotinas.

Como diz o AOC, que recentemente comentou um post de Lorenzetti:

'mas isso sou eu...'.

Ou como acrescentaria um dos meus tios: '...não sei'.