14 dezembro 2006

Arrogantes ?


Por alguma razão é o termo aplicado, por estereótipo, aos Franceses.

Uma decisão recente do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias [designação algo redundante, longa e provavelmente desactualizada], foi rejeitada a legislação francesa que reserva a nacionais franceses a possibilidade de actuar como chefes arquitectos em projectos de intervenção em monumentos nacionais franceses.

O Tribunal considerou que esta legislação violava os artigos 43 e 49 do Tratado da CE, que prevê a liberdade de prestação de serviços no território da Comunidade, até porque França obriga os arquitectos interessados em participar a título temporário na reabilitação de monumentos franceses a sujeitar-se a concurso [para poderem ter direito a exercer a sua profissão, mesmo a título temporário].


Imagem: o famoso projecto das pirâmides do Louvre foi criado por um arquitecto não francês, I.M. PEI, em 1989, no âmbito dos Grand Projects. Após a renovação [pelo mesmo atelier], a afluência terá aumentado 70% e em Setembro de 2006 planeava-se nova intervenção, de modo a reduzir o ruído e a dificuldade de movimento das multidões. Para uma análise de todos os projectos do Louvre [inclusive aqueles que nunca tiveram lugar] vale a pena o livro [X].