12 dezembro 2006

Estado de Penalti.


Leio hoje no Publico que 'No livro, Carolina Salgado afirma ter contratado duas pessoas — alegadamente a mando do presidente do FC Porto — para agredir Ricardo Bexiga, então vereador da câmara de Gondomar, cujas denúncias deram origem à investigação do processo Apito Dourado'.

E leio mais.

Que o actual Procurador Geral da Republica 'justificou a iniciativa por considerar que o processo em causa "é muito importante, tendo em conta a dimensão social do fenómeno do futebol'.

Sobre a primeira citacao, parece obvio que e este o problema de Portugal. Podemos organizar exposicoes mundiais, fazer um satelite, ter descoberto caminhos maritimos ou andar a fazer votacoes para as melhores personagens da nossa historia (pondo Guterres e D.Afonso Henriques lado a lado, e por ai adiante).

Mas em boa verdade, o esquema continua mais basico que a aldeia de Obelix.

Quanto a segunda citacao, sobressai a dimensao social do futebol.

Discordo do Procurador. A dimensao social do futebol nao interessa para nada.

O que interessa [de modo bem deprimente, uma vez que ja ultrapassa o juridico e o criminal] e a dimensao politica e economica do futebol.

Quando as elites de um pais nao sabem articular uma frase [ou articulam frases como 'penso eu de que' ou 'a mim parece-me'], o futuro nao e propriamente auspicioso.

Sem querer desfazer.

Claro.