13 março 2006

Desenhos do Renascimento e do Barroco em Lisboa


Falámos aqui de como é raro e necessário animar os museus, sem que esse animar seja a pedagogia parva do costume.

No final de Fevereiro recebemos e aceitámos um convite de origem misteriosa: a inauguração de uma exposição bem interessante no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa [MNAA].

A origem do convite [ou melhor, como descobriram Lorenzetti e a sua morada] é um mistério, mas aceitámos de bom grado a ideia, e lá respondemos ao Museu com a nossa presença.

Numa sexta feira às 18h e com chuva, e um cocktail bem modesto, o número de pessoas espantou pela positiva [ainda que a média de idades devesse ser uns 40].

O balanço global é positivo, tanto da iniciativa, como da forma como decorreu, como da exposição, que muito se recomenda, sobretudo os desenhos sobre papel colorido, que foi uma forma [possivelmente involuntária] dos autores contornarem a traição dos 500 anos de idade de alguns dos desenhos:


Grandes Mestres do Desenho na Colecção do MNAA
24 de Fevereiro a 22 de Abril

Numa exposição que reúne 270 desenhos da colecção do MNAA, cronologicamente situados entre finais do séc. XV e meados do séc. XIX, mostram-se alguns dos mais significativos mestres do desenho europeu.

Esta exposição abre portas a uma série de aguardadas 'mega-exposições' internacionais no MNAA que, quem sabe, serão um regresso à[ou um ultrapassar da] qualidade que marcou a abertura do CCB e que -- por falta de fundos, disse-nos um programador -- acabou por esvair-se, em igual.




Camillo PROCACCINI [1550-1629] São Mateus e o anjo
Desenho a traço e aguada de sépia, realçado a branco, sobre papel azul.

Marcadores: , , ,