12 março 2006

Negócios de Estrangeiros?


'Ora, sempre que há uma expectativa de novo ministro após demissão de outro ou por queda de governo, os diplomatas gastam horas a debater se próximo ministro deva ser político ou diplomata. Quase sempre, depois do desempenho ministerial por um diplomata, deseja-se um político - o que se compreende bem, a avaliar a colecção de vinganças pessoais consumadas e de represálias de grupos que daria já em bom museu nas Necessidades. Mas também, após uma gestão da Casa por um político, anseia a maioria por um diplomata, mesmo que este seja pior que as cobras - «Sempre é um diplomata! É sensível aos problemas da Casa!», é o que se ouve nos claustros da mesma Casa até ao torneio do próximo movimento ou até ao jogo das próximas promoções.

E com Freitas do Amaral? Entrou como político e chegou-se a ver nele alguns traços de diplomata. Todavia, nas últimas semanas, perdeu a patine de um político que a muitos até pareceu apto a uma caminhada para Belém, e, talvez como consequência disso, se traços de diplomata se procurava vislumbrar, esses traços desapareceram
.'

Uma das Notas Verbais do jornalista [alias Correspondente Diplomático] Carlos Albino, 'o' português a escrever sobre Diplomacia [tal como, por exemplo, 'a' secção sobre Antiguidades do Expresso, caso único no jornalismo português de massa[s]].

Pelo que temos visto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros [tratado directamente como DFA... a saber, Diogo Freitas do Amaral] que se cuide, porque Notas Verbais são clinicamente atentas, jornalisticamente verborosas, politicamente [mas não partidariamente, esperamos] mordazes e cientificamente conhecedoras, além de reconhecidas no meio [diplomático].

Além das observações acima citadas, não podemos deixar de referir as Notas feitas quanto à ausência do MNE das reuniões formais dos MNEs da UE [4 faltas em 7 meses] ou as 'faltas sistemáticas' Às reuniões Gymnich, a saber, reuniões informais entre MNEs que, como é referido em Notas Verbais, são mais das vezes mais importantes que as formais.

Marcadores: , , , ,