02 setembro 2004

Do Programa de Governo - a 'CULTURA'

ALGUNS PRINCÍPIOS


O XVI Governo Constitucional prosseguirá, no domínio da Cultura, uma política de continuidade relativamente ao Governo anterior

[...]

Só mulheres e homens cultos, capazes de compreensão e conhecimento crítico da realidade, podem exercer, de uma forma responsável, os seus direitos e assumir, plenamente, a sua cidadania.

[...]

o referido papel identitário e estruturante da Cultura só pode ser integralmente realizado pelo acesso do maior número possível de cidadãos aos bens e actividades culturais.

[...]

O crescimento económico e uma maior justiça social só podem conduzir a um desenvolvimento integral e duradouro se forem acompanhados por igual desenvolvimento cultural.


ALGUMAS MEDIDAS


O Governo promoverá uma política de respeito pelos Arquivos, através de uma sistemática criação de arquivos privados de interesse nacional.

[...]

articular a política do Ministério da Cultura com a política dos Ministérios do Turismo e do Ambiente e Ordenamento do Território, através da criação de oferta de Turismo Cultural.

[...]

proceder ao levantamento rigoroso das necessidades de intervenção no património construído e concluir o inventário do património móvel nacional

Programa do Governo para a Cultura

Marcadores: , ,