21 outubro 2007

Livros em grande


na décima sessão do leilão da biblioteca dos Earls of Macclesfield, na Sotheby's.

imagem: John BATE [1635] The Mysteries of Nature and Art of Water Works, of Fire Works, of Drawing, Washing, Limming, Painting and Engraving, of Sundry Experiments, 2nd ed., London: Thomas Harper

lote 349, £1,000—1,500

A fantástica oportunidade deste leilão [ou melhor, do já 10º leilão da enorme colecção da família Macclesfield] deve-se a um facto bem mais infeliz: a casa onde se encontravam foi transmitida a uma empresa [Beechwood Estates, em 1922, pelo 7.º Earl], por motivos fiscais, que tem como gestores vários membros da família Ecclesfield. O actual Earl residia nela e reservava-se o direito, por razões de privacidade, a não deixar entrar livremente todos os membros da família. Os familiares não terão achado muita graça e o 9.º Earl [Richard Timothy George Mansfield Parker, que tem apenas 1 irmão, mas deixa 3 filhos] foi expulso do castelo [tem apenas 25% da empresa], logo que o seu irmão lhe sucedeu na presidência da empresa.

Foi concedido um prazo de dois anos para o 9.º Earl deixar o castelo [a menos que pague 16,000 libras de renda, o que por ano nem é muito, dado ser património histórico e que custa mais de 100 mil por ano mantê-lo], pois habita o castelo desde 1993, aquando da morte do 8.º Earl. Para juntar à desgraça, em 1994 o Castelo foi assaltado e desapareceram bens no valor de 200,000 libras, dos quais se encontraram umas armas [espadas] em 1995/1996. O Earl deve ter recuperado o sorriso em 2ooo, ao ganhar mais de 6 milhões ao vender originais de cartas de Newton à Universidade de Cambridge.

A expulsão resultou de uma decisão judicial num processo movido pelo próprio Earl, em 2oo2.

E como é típico, não há espaço para colocar os 12 mil livros, colecção concluída e assim deixada por volta de 1750, mas que pertence ao actual Earl. O 2.º Earl, filho do Earl que comprou Shirburn Castle, era astrónomo -- o que explica por exemplo a quantidade de livros geniais sobre navegação, que atingiram os maiores valores.

O castelo, perto de Oxford, data de 1378, foi adquirido no século XVIII pelo 1.º Earl, que nele fez enormes e avultadas obras [os jardins foram desenhados por Nash] e as suas monumentais torres serviram às observações astronómicas do 2.º Earl. Hoje está totalmente vazio e quase em ruína. Aproveitemos os livros e desejemos boa sorte ao Earl [que embora não coleccione livros, juntou [!] uma das mais 'importantes' colecções de t-shirts havaianas...].

Marcadores: , ,