11 outubro 2007

Aeroporto de Lisboa em pausa.


Sempre que passo pelo aeroporto de Lisboa, lá apanho com o cartaz horroroso a dizer 'La Pausa', um café qualquer daquele aeroporto.

Já bastava ter a feira da Andaluzia no parque Eduardo VII, em cima do Marquês de Pombal, centro da capital e Portugal, a fazer propaganda turística a Espanha e, basicamente, a mandar portugueses e turistas para Espanha. Percebe-se do ponto de vista espanhol, país com o qual tenho óptima relação [tendo até feito parte de programas de cooperação entre os dois países]. Mas do ponto de vista português, não só dada a história mas sobretudo a concorrência turística portuguesa com Espanha e a ideia, que muitas vezes passa em muitos países, que Portugal é parte de Espanha, ou algo do género, fazer publicidade à 'Andalucía' no Marquês de Pombal [e não sequer a Espanha no seu todo] parece ridículo. E nem iremos falar do facto de a residência do embaixador de Espanha em Lisboa ser um antigo palácio real [ainda que dos 'ilegítimos'].

Voltemos ao 'La Pausa': simplesmente isto -- nome bem estúpido [não vejo outra configuração menos deselegante, pois a ideia e o café nada de elegante têm] para um café em Portugal, de um aeroporto português e não espanhol, argentino, mexicano, peruano, guatemalteco ou outra coisa do género. Não há problema nenhum em haver cafés espanhóis. Mas há problema quando se dá um nome espanhol a um café português de um aeroporto português, que deve ser, à sua medida, um estabelecimento que mereça alguma atenção do ponto de vista da imagem / diplomacia. A imagem do país está em jogo. E, no limite, a sua independência. Ou a queremos, ou não. É por desprezo a estes detalhes que continua tudo na mesma desde os descobrimentos. Perdão: está pior.

imagem: metro de lisboa [os governos insistem em TGV, estádios e até aeroportos, mas não souberam em décadas ter uma estação de metro no aeroporto. Serão todos filhos de taxistas?]

Marcadores: , , , ,