23 março 2007

Timor... a saga continua.


O tema não é novo.

Desta vez, há uma Resolução n.º 47/2007 do Conselho de Ministros. 'Determina a constituição e empenhamento de uma segunda unidade constituída de polícia, da GNR, a integrar a Missão Integrada das Nações Unidas para Timor-Leste e autoriza o comandante-geral da GNR a contratar os serviços e a adquirir o material necessário e específico para a constituição e manutenção daquela força'.

Como se não bastassem os anteriores e demonstrados erros, tendo como momento tragicómico a supremacia das forças australianas sobre as forças portuguesas na região, o governo de Portugal insiste em gastar recursos do país que obriga a apertar o cinto. os Portugueses [pelo menos os que pensam no mínimo de modo esporádico] não percebem isto. E têm razão. Porque isto não tem objectivo nenhum. E mesmo que tivesse, haveria sempre a 'concorrência' australiana, contra a qual Portugal nada pode. pelo menos através do envio de GNR para a região...

Portugal já teve o grande contributo que poderia ter: a defesa de Timor contra a opressão indonésia. Neste momento Portugal precisa de ajuda ele próprio e não pode meter-se em aventuras militares, como é moda nos EUA. E com os efeitos conhecidos.

Marcadores: ,