12 janeiro 2007

Rocket contra a embaixada dos EUA em Atenas


Foi esta manhã, antes do início de expediente, não causando vítimas, dirigida ao emblema dos EUA, mal danificando o edifício e entrando numa casa de banho.

Como refere a BBC, 'The US embassy is one of the most fortified and tightly guarded buildings in the region and is frequently the target of protests in a country brimming with potent anti-Americanism'.

Na verdade, é interessante verificar que os EUA apoiaram a ditadura militar [de simples coronéis...] na Grécia, ditadura que culminou com o envio de tanques para uma o politécnico de Atenas aquando de manifestações estudantis, matando vários jovens.

Os gregos não esquecem e ao seu ódio ao apoio americano a uma ditadura que estrangulou a liberdade e o progresso socio-económico da Grécia, juntam a discordância pela intervenção americana nos assuntos internso dos outros Estados, com especial relevância para a questão Turca e as intervenções militares como as actualmente em curso no Iraque ou no Afeganistão.

Desta vez não podem dizer que foi um bando de islâmicos. Estamos na União Europeia, e em particular, no Estado-berço da democracia.

O mundo está a acordar.