29 dezembro 2006

Partidos em Portugal

Como se sabe, Lorenzetti não tem preferências partidárias.

Ainda assim, leu com interesse o artigo de Clara Ferreira Alves publicado no Expresso de 1.12.2oo6, com o título PS e PSD, as essências, com destaque para a frase 'o PSD vive numa espécie de bruma sebastianista'.

Sendo o D. Sebastião do PSD, já se sabe, o defunto Francisco Sá Carneiro [que tendo morrido dentro de um avião que se despenhou, foi ainda assim inspiração peculiar, para não dizer mórbida ou tétrica, para o nome do Aeroporto do Porto...].

E é verdade. O PSD vive mais de Sá Carneiro do que o CDS de Amaro da Costa, ou o PCP de Cunhal, ou o PS de Mário Soares ou outro dos 'históricos'.

Outra tese curiosa de Clara Ferreira Alves -- esta já não partilho -- é a de que o PSD só regressará 'quando o povo português de cansar do PS. E regressará com o líder que tiver nesse dia, cavalgando até ao descontentamento'.

Desde logo porque é duvidoso que o actual governo seja de esquerda. Basta lembrar que o seu líder era da JSD, não parece ter-se curado, e não é por acaso que se dá bem com o PR que, formalmente não o será, mas na prática o é, PSD.

Sendo que o PSD também é de uma direita gelatinosa, que nos idos revolucionários votou a Constituição e apoiou a reforma agrária.

Uma grande confusão.

E isso explica muito do que se passa no país.