02 setembro 2006

O Nuclear


agita novamente os noticiários, não deixando ninguém em Paz.

O momento é o 'Irão' e os 'escandalosos' testes nucleares, tendo a ONU adoptado uma posição no sentido de incentivar o Irão à abertura de negociações sobre a 'questão nuclear'.

Ainda que não conheça o Irão -- apenas o desgraçado que neste momento lá representa Portugal -- Lorenzetti fica no mínimo surpreendido com toda a agitação em torno do assunto Irão Nuclear, uma vez que Estados como França ou os Estados Unidos da América -- também eles membros da ONU e Estados relevantes do ponto de vista estratégico mundial -- são conhecidos por deterem e testarem armas nucleares.

Foram, de resto, os Estados Unidos os únicos a utilizar armas nucleares, que se saiba, em Nagasaki [foto], já em 1945 [6 de Agosto], urânio [precisamente] equivalente a 20.000 toneladas de TNT, atirados do famoso 'Enola Gay' [!] e assassinando 70.000 pessoas de imediato e mais 70.000 sucumbiram mais tarde, vítimas dos efeitos da radiação. O 'target' era a cidade inteira, e não propriamente um depósito de armas, por exemplo. E em Hiroshima, onde morreram 221.893 pessoas.

É pois 'algo estranha' esta agitação com o Irão.

Ou, pelo menos, com o Irão...