17 novembro 2007

O Lorenzetti não vai fechar já,


como a maioria dos blogs nos últimos tempos.

Passou a 'moda' [felizmente] e agora sobrevivem, espera-se, os bons e os 'legítimos'. A saber, aqueles que não são feitos, desde logo, para autopromoção dos putativos autores, muitos dos quais -- 'os putativos autores' -- até 'evoluíram', para outras páginas [impressas] e para outros locais [empresas, jornais, partidos, etc].

Lorenzetti continua igual a si mesmo.

Escreve do que quer, quando quer. Sem pressão de rankings e audiências. E sem perder de vista que não escreve apenas para si, embora apenas com a sua consciência.


Seja cozinha, literatura, política, sociedade, arquitectura.

Mas agora, Lorenzetti escreve do que quer, quando pode.
Muda novamente de cidade e de país, e o seu belo horário britânico vai ser tomado pelos horários continentais: será muito difícil escrever todos os dias.

Até porque Lorenzetti pensa que -- e pratica -- deve escrever-e e falar-se muito, mas para isso há que ler-se e ouvir-se muito mais.

Tendo o ano 365 dias e o dia 24 horas, o tempo de escrita é limitado,como o de leitura [sem esquecer da selecção e compra da leitura] é-o também. E, já não sendo herdeiro -- as famílias têm ciclos, como diz a Senhora minha mãe -- passo horas no escritório.

E algumas em casa, quanto à casa: pois sem criadagem em número e qualidade adequados, não é fácil, sem tempo, manter arrumação como se quer. Qual a empregada doméstica que controla a humidade e temperatura? Que verifica os e.mails e aniversários? Que limpa bem as pratas? Que nada parte? Que recupera molduras? etc. Sobretudo, quando não a maçamos, como não gosto de fazer, a mais que o indispensável.

E assim acontece.

Quanto ao blog, é como diz JPP no seu Abrupto:

'Tudo isto sem comentários abertos, um dos meios mais fáceis para obter "audiências", nem os truques técnicos que abundam hoje, usados por conselheiros especializados de como se sobe nas listas, como se falsificam rankings, listas e lugares no Google . Esta situação do Abrupto incomoda muita gente, que utiliza todos os truques do ofício para arranjar listagens com critérios "subjectivos" que forneçam rankings diferentes, que misturam blogues genuínos com falsos blogues pornográficos, na maioria dos casos com o evidente objectivo de evitar que o Abrupto apareça sempre nos primeiros lugares. Quando os instrumentos de medida que permitem comparar blogues, como o Page Rank, o Google Analytics ou o Technorati, teimam em colocar o Abrupto à frente, atacam os mensageiros, que "como todos sabem, não prestam". A prática deliberada de muitos blogues de fazerem ligações a tudo menos ao Abrupto assim como de citar sem "ligar", tem as suas consequências: o Abrupto é muito mais citado do que "ligado", como se verifica quando se faz uma procura pelo nome do blogue ou do seu autor. Porém, como os milhares de leitores quotidianos do Abrupto estão fora destes pequenos círculos interiores da blogosfera, o blogue continua de boa saúde e recomenda-se. No entanto, não precisam de se afadigar tanto, a lei das coisas é que tudo o que sobe tem que descer e é só esperarem sentados'.

Marcadores: , , ,