07 novembro 2007

Brasiliana na Biblioteca de Évora


'Por uma Biblioteca Brasiliana Digital é o nome da conferência que se vai realizar na Biblioteca Pública de Évora, na próxima sexta-feira, dia 09. O orador é Pedro Luís Puntoni, Professor da Universidade de São Paulo e Director da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que deve o seu nome aos beneméritos que doaram o seu espólio a uma das mais conceituadas universidades mundiais.


Em 1927, José Mindlin iniciou sua incessante busca por livros. E após uma longa carreira como bibliófilo, o empresário reuniu mais de 40 mil títulos no seu acervo pessoal, sendo grande parte dele composto de obras raras. De forma significativa, Mindlin sempre manteve o interesse por obras de estudos brasileiros, as chamadas brasilianas. Em 1999, Mindlin decidiu fazer a doação em vida desta parte do seu acervo para a Universidade de São Paulo.

Na “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin”, os visitantes podem encontrar obras e documentos de cinco séculos de história do Brasil. Entre elas, raridades como um exemplar da primeira edição de O Guarany, de José de Alencar. Esta doação, em conjunto com as obras já pertencentes à USP, formam o maior acervo especializado em estudos brasileiros do mundo, daí o nome de biblioteca brasiliana. Futuramente, os exemplares da biblioteca serão digitalizados e disponibilizados na internet, o que permitirá acesso irrestrito às obras a partir de qualquer parte do mundo.

Preocupado com a perenidade e com o acesso do maior número possível de pessoas, Mindlin escolheu a universidade como receptora da colecção que precisou de uma vida para constituir. “Esta é uma colecção que eu formei em 78 anos e não pode se dispersar. Para refazê-la seria quase impossível, pois ela forma um conjunto indivisível”, explica o bibliófilo responsável por “uma doação sem preço, uma fonte extraordinária de pesquisa e de estudo pela qual nunca conseguiremos agradecer”, nas palavras do bibliotecário e director da Escola de Comunicação e Artes, Luís Milanesi'

Fonte: Universidade de São Paulo / Biblioteca Pública de Évora

Marcadores: , , , ,