02 outubro 2006

Ainda sobre a Tate


Diz um 'leitor' que quase engraxei a Tate Modern no meu ultimo post.

OK amigo, desta vez cedo ao politicamente correcto e respondo.lhe atraves de um post no qual destaco um ponto negativo [ja viu a ousadia?!] da Tate Modern.

E de muitos outros museus 'abertos'.

Hoje estive la ao almoco. Moro e trabalho perto e nao tinha nada para fazer.

Apeteceu-me.

E descobri que imensa gente deve ter tido a mesma ideia.

Os museus em Londres sao, em geral, gratuitos a excepcao de exposicoes temporarias [o acontece neste momento na Tate Modern com a exposicao de Kandinski].

Aquilo estava cheio. O que quase impede visitas calmas, como exigem as obras e como exige um observador atento, sem stress.

Isto e o resultado da democratizacao do acesso a arte, o que e bom.

Porem e tambem causa e consequencia da arte como produto e dos museus como uma especie de novos centros comerciais da moda.

O que quer dizer que sim, meu caro, a Tate Modern, e imensas outras instituicoes tem defeitos. E voce. E eu.

Mas como dizia o 'outro', somos todos iguais, mas uns mais que outros.

E aquilo que descreve o ultimo post e muito bom.

E ha na Tate Modern.

E em muito poucos museus.

Em Portugal, em nenhum.

Acha bem?

Eu nao.