11 setembro 2006

Breitling Reloaded


A Breitling re-editou o Chrono-matic, um modelo de cronógrafo da linha Chronomat, desenvolvido originalmente entre 1968 e 1969 [anos míticos da era espacial e de bom design].

Aquilo que tornou o Chrono-matic único foi o chamado calibre 11, o primeiro cronógrafo que não precisa de corda.

É um relógio perfeito para os esquecidos [de dar corda] ou para quem não tem paciência nem tempo para isso. Basta o movimento normal do braço / pulso / mão para que o relógio 'dê corda a si mesmo' [selfwinding].

Esteticamente, o modelo distingue-se por ter precisamente a coroa do lado esquerdo [para quê do direito se não é preciso dar corda? assim é mais fácil usar o cronógrafo...] além de ter o dia do mês em baixo e não à direita, o que é bem mais interessante, porque permite ter dois mostradores de cronógrafo em paralelo [esquerda e direita].

É claro que não é perfeito: para quem adora relógios e usa vários, a reserva de marcha [tempo de funcionamento do relógio sem os referidos movimentos que lhe dão corda] é sempre limitada, e na maioria dos casos inferior ao tempo de mudança de relógio, que entretanto pára enquanto se usa outro. E depois é preciso acertar.

Mas para quem usa sempre o mesmo relógio, ou apenas faz uma pausa de um dia ou pouco mais, é o ideal, nunca falha. E como qualquer bom modelo Breitling, inclui régula de cálculo que possibilita fazer todo o tipo de contas, incluindo conversões de moeda e, para os amantes da aviação, cálculos sobre durações de voo e combustível, altitudes e distâncias. Para quem trabalha à hora é óptimo para calcular o tempo de reuniões e cobrar sharp ao cliente.

Fica a dica para os apreciadores de bons relógios. E a sub-dica quanto ao preço recomendado pela Breitling, que é bem inferior ao que esperávamos e bastante próximo ao dos restantes modelos de topo: cerca de 4.000 euros pelas versões em aço [braceletes em pele, pele de crocodilo e aço] e cerca de 12.000 e aproximadamente 24.000 euros pelas versões em ouro rosa [caixa e caixa e bracelete, respectivamente].

Fica uma nota final: os modelos 'cebola' ou 'cebolão', mostradores de dimensão enorme, estão bastante na moda. O Chrono-matic é um mega-cebolão, a deixar rastejantes os cebolão-maníacos...


Foto: uma das [muitas] variantes do Chrono-matic original.