03 novembro 2005

Daciano Costa


Esse mestre do Design em Portugal [e do Design Português, bem entendido] faleceu na terça feira, dia 18 de Outubro de 2005.

Tínha-mo-lo ouvido há relativamente pouco tempo, numa entrevista estupidamente lúcida, elegante, inteligente e humana conduzida pela agora apagada [aquietada?] entrevistadora Ana Sousa Dias, então na RTP-2.

Faleceu com 75 anos, e sua obra mais 'mediática', mais impressiva, foi a Fundação Gulbenkian, um ícone do design português de 60-70. Como o próprio dizia, 'o criminoso volta sempre ao local do crime' e foi-lhe igualmente encomendado o 'redesign' do espaço, que conseguiu concluir e que manteve a grandiosidade discreta e cúmplice. O foyer da Gulbenkian continua a ser simultaneamente institucional e cozy, simultaneamente clean e oldie. Uma segunda casa para muitos.

Fundou a Associação Portuguesa de Designers [passe a curiosidade: os Estatutos da APD foram redigidos por Jorge Sampaio, em 1976]e outras obras emblemáticas foram a arquitectura de interiores da Biblioteca Nacional, da Aula Magna e Reitoria da UL, do Coliseu dos Recreios e do já clássico CCB.

Vamos ter saudades do trabalho que nunca fez, e gostar cada vez mais do trabalho que nos deixou. E que, para nós, é puro prazer. Obrigado, Professor.