28 setembro 2006

Isto e o que se quer num museu...

'LATE AT TATE BRITAIN

Supported by Gordon's ® sloe gin

Enjoy a night of feasting and excess, inspired by Tudor decadence. Pig out on the hog roast, surrounded by Renaissance entertainment including Christopher Green as a court jester with a contemporary twist. See a huge food installation, Fay Maschler talking in the gallery, plus Turner Prize 2006 and Holbein in England for half price.

Late at Tate is a free event with half price exhibitions and a bar in the gallery held on the first Friday of each month. '

27 setembro 2006

Por aqui. E por uns tempos bons.


So para avisar a falta de noticias...

22 setembro 2006

Contraponto?

Há repetições que nos fazem lembrar o melhor da música barroca:

Fannie Mae Files Form 12b-25 with the SEC

August 9, 2006
Fannie Mae today filed a Form 12b-25 with the Securities and Exchange Commission (SEC) to report that it will not timely file its Quarterly Report on Form 10-Q for the quarter ended June 30, 2006

E vai +1


noticiário.

Desta feita, um repórter à porta do tribunal de Monsanto refere-se ao Presidente do Conselho de Administração da TAP como Engenheiro Pinto Barbosa. Referindo-se, em cunjunto com outro, como 'estes homens', que vieram prestar declarações.

Ninguém é obrigado a saber tudo, mas um repórter deve ser um fuinha da informação e não do disparate ou da negligência.

O Professor Pinto Barbosa é catedrático da FEUNL e além de socialmente conhecido é filho do ex-Ministro Pinto Barbosa, figura marcante dos governos de Salazar nos anos 50.

O jornalista não tem culpa de ser não saber isto -- nem tem de sabê-lo -- mas sempre podia ter pensado antes de usar a palavra Engenheiro. Não por qualquer ofensa [em que os portugueses são pródigos no que se refere a 'títulos' of any sort] mas pelo lado negligente da coisa.

Se não sabe, não diz.

Lá porque o Presidente da Comissão Executiva é Engenheiro [Fernando Pinto]...

Depois desta notícia, 'outra' sobre um velhinho de 80 e tal anos que vive num prédio onde o elevador está estragado.

This is news!

Olha desligou-se.

Playa!

21 setembro 2006

Comprometidos Portugal


L. acaba de ver um noticiário num canal de televisão português.

Para não se confundir com uma crítica a uma ou favorecimento de qualquer outra estação, não especifica qual.

E seja qual for, deve ter uma duração de 30 minutos ou pouco mais. São as 'boas práticas'.

Parece picuinhice... É rigor.

Este noticiário dedicou 20 minutos a uma convenção do grupo 'Compromisso Portugal'.

Já o conhecemos: um grupo de empresários portugueses alegadamente independentes [ainda que vários ligados a grupos estrangeiros e também vários que venderam as suas empresas ao estrangeiro], mas em boa verdade ligado [99%?] a um partido político português, conhecido tradicionalmente como o 'partido dos empresários', ainda que [imagine-se!] tenham defendido a reforma agrária nos idos de 70.

Hoje, o Compromisso Portugal propõe a redução de 150 a 200 mil funcionários públicos e do IRC para metade, para sermos 'competitivos' e para seguir as 'melhores práticas' da Europa.

L. não faz a mínima ideia do que se entende como 'melhores práticas': quem define isso?

Por outro lado, despedir funcionários públicos vai garantir emprego no sector privado, diz-se. Para L. tanto faz: L. quer qualidade. Seja qual for o preço. Seja público ou privado. E se o resultado final é o mesmo [emprego] para quê despedir num sítio e admitir noutro? É tão disparatado como a ideia do Estado mandar alegados 'inúteis' esperando que o privado lhes dê guarida...

Por fim, ser 'competitivo' é a coisa mais vaga do mundo. Eu, Lorenzetti, me confesso: não quero ser competitivo com a China nem com a Estónia, se ser competitivo é saber que tenho no meu país gente com salários miseráveis e vidas inacreditáveis. Nem é só por pena. É também por segurança e estabilidade. Dispensamos ter no nosso país pedintes e assaltantes do género.

A competitividade não pode estar nos custos. Tem de estar na qualidade.

Ser 'diferenciado' não é, como dizia um membro do referido grupo, ter impostos baixos ou pagar menos ou poder despedir mais.

Ser diferenciado é produzir melhor.

Ser mais criativo.

Não é despedir nem cortar custos.

É investir e aumentar as receitas.

É, essencialmente, agir pela Positiva, afirmando-se. Seja uma pessoa, uma empresa, um Estado, ou outra coisa qualquer.

É assim tão difícil? Então, caro gestor, dedique-se à praia ou à caça de moscas.

Logo de seguida, a UGT [PS?] aparece a dizer mal do Compromisso Portugal.

O Governo não teve a coragem de dizer que o Compromisso Portugal é o PSD [agora na 'oposição ma non troppo'], mas recusou entendimentos [e serão assim tão diferentes].

Dos outros partidos, não se viram [ou não foram divulgadas] reacções, pelo menos para já.

Em meia hora de suposto noticiário, este 'Compromisso' teve vinte minutos. Peculiar.

É certo que em Portugal os noticiários demoram uma hora: é normal. Entre fait-divers típicos do Reader's Digest, da Caras ou dos jornais gratuitos, há muita palha para encher.

L. confessa que não tem paciência para hipocrisias.

E muita pena dos ignorantes [eleitores, telespectadores, etc.] que acreditam nelas, como algumas das referidas.

É extraordinário que o sector privado tente dar lições ao sector público [ou vice-versa].

Porque nenhum deles tem perseguido a qualidade.

E nenhum deles tem sabido gerir.

Entre o político ignorante [para não falar do corrupto] e o gestor incompetente [para não falar do pato-bravo e do mafioso], venha o diabo e escolha.

Pobres geridos.

20 setembro 2006

Novos-qualquer coisa.


É extraordinário como é difícil trabalhar com 'novos-qualquercoisa'.

Aquelas personagens que têm 'a mania'.

Que têm complexos.

Ou porque eram paupérrimos e de repente conseguem comprar umas águas furtadas [às quais chamam penthouse] ou um chasso de 1980 [ao qual chamam carro antigo] ou em exemplos menos tragicómicos, mas bem reais.

Ou porque os pais eram lavradores ou garagistas ou lavavam escadas e eles, filhos, são os primeiros 'doutores' na família [porque doutor para eles é qualquer licenciado].

Ou outra coisa qualquer que lhes afecta o ego.

Isso dá cabo do ambiente de qualquer equipa que não seja inteiramente assim, seja numa escola, empresa, associação ou outra coisa qualquer.

E se for tudo assim andam à pancada para ver quem passa 'à frente'.

E se é alguém que por natureza está à fremnte fazem tudo para o atropelar. Mesmo que nem saibam estar à mesa.

É gente tosca, que julga que os livros de Paula Bobone e afins [ou simplesmente artigos de revistas Maria ou, noutros graus, Caras, Máxima e afins ou quem sabe a Vanity Fair e qualquer outra alegadamente mais 'sofisticada']lhes traz aquilo que a casa onde nasceram não lhes deu, e que acham mais que suficiente para viver em sociedade.

Por mais regras de aprendam não chegam lá.

Porque desde logo esses textos não ensinam, por exemplo, aquilo que evitaria o caso abaixo.

Gente que se recusa a ir a certos sítios porque pode ser visto [e isso ia 'cair mal'], ou a andar de transportes públicos, mesmo fora da hora de ponta e quando seriam uma óptima alternativa, como o metro. Ou que avalia um restaurante pelo preço ou design e nem liga à comida. Ou que compra coisas pela marca e não porque gosta ou não delas na sua essência. Etc, etc.

Imaginem que o Francisco vai sair da sua empresa. Está farto daquela gente, sente que por isso está a perder tempo, ganha pouco relativamente ao tempo que não consegue ter para o resto das coisas e pessoas da sua vida, e profissionalmente acabou o projecto que tinha naquele local.

Imaginem.

Apesar do clima pouco agradável da sua saída [alimentada pelo facto de alguns dos seus colegas e superiores não saberem a diferença entre relações pessoais duradouras e relações profissionais limitadas pelo tempo], a empresa do Francisco organiza um jantar.

Não sendo um bronco, o Francisco vai ao jantar, por mais penoso que isso lhe seja.

Imaginem.

Entretanto, fala com a sua antiga secretária na dita empresa, para saber se tem correio, chamadas ou e.mails e aproveita para dizer-lhe que espera vê-la no jantar.

A secretária, impecável como sempre, responde-lhe quanto ao correio e afins, e acrescenta que os 'administrativos' não foram convidados para o jantar.

Francisco fica aborrecido, mas logo vê o lado positivo da questão: aquele não era mesmo um bom sítio para continuar.

Uma equipa é uma equipa.

E se a secretária não faz parte da nossa equipa quem faz? Nem nós mesmos, porque não somos nada sem secretária.

Quem não dá valor à sua secretária só pode ser ignorante, incompetente e, sobretudo, novo-qualquercoisa e insensível.

Não se trata sequer de ser simpático ou antipático.

Trata-se, objectivamente, de convidar quem de direito profissional deve estar presente. Quem nos acompanhou durante um percurso, lado a lado.

E quem passa pela experiência sabe que a secretária é o elemento chave, que sabe de tudo e de quem depende tudo. Senão é uma mera assistente, totalmente fungível e sem qualquer importância.

Como 90% das pessoas que irão por 'convite' ao dito jantar, que não acompanhou Francisco no seu percurso.

O Francisco irá apanhar com colegas do mesmo 'nível' [não 'simples administrativos'...].

Colegas esses com os quais provavelmente nem trabalhou e que fazem parte de uma área completamente diferente.

São estes casos que nos fazem pensar na falta de inteligência, ética, sensibilidade e enorme problema de ego que afecta tanta gente, sobretudo numa sociedade pequena, inculta e pobre como em Portugal.

É por estas e por outras [e bastantes já faladas no Lorenzetti] que temos pena dos novos-qualquercoisa.

E sobretudo, que lamentamos que eles ocupem imensos lugares de responsabilidade no Estado e no sector privado. E que de facto haja outras pessoas a depender deles e a sofrer com os seus complexos de inferioridade social.

Lisboa continua infectada de pessoas vindas da aldeia e que não se conformam com o facto, pretendendo ser algo que não são.

Continuamos a viver mentalmente numa sociedade feudal, mesmo que o padrão de consumo desta gente seja sofisticado e cosmopolita.

Mas a cabeça continua a mesma, atrofiada por um ego implacável.

É por isso que o Francisco pensa em emigrar, como muitos outros, que fugiram de uma decadente feira de vaidades. Mesmo que se metam noutra, pelo menos é mais aberta e com mais hipóteses de uma 'vida normal'. É outra escala.

Imaginem.

E é por isso, estamos certos, que o Francisco vai estar todo o jantar a esperar que ele acabe e a pensar na sua secretária.

Que estará a jantar com o marido e o filho.

É que não tenham dúvidas.

19 setembro 2006

Maomé e as declarações do Santo Padre


Para acabar de uma vez por todas com as confusões, aqui segue o extracto completo do Vaticano ou, se quiserem, o'contexto':

'[...] Nel settimo colloquio (διάλεξις – controversia) edito dal prof. Khoury, l'imperatore tocca il tema della jihād, della guerra santa. Sicuramente l'imperatore sapeva che nella sura 2, 256 si legge: "Nessuna costrizione nelle cose di fede". È una delle sure del periodo iniziale, dicono gli esperti, in cui Maometto stesso era ancora senza potere e minacciato. Ma, naturalmente, l'imperatore conosceva anche le disposizioni, sviluppate successivamente e fissate nel Corano, circa la guerra santa. Senza soffermarsi sui particolari, come la differenza di trattamento tra coloro che possiedono il "Libro" e gli "increduli", egli, in modo sorprendentemente brusco, brusco al punto da stupirci, si rivolge al suo interlocutore semplicemente con la domanda centrale sul rapporto tra religione e violenza in genere, dicendo: "Mostrami pure ciò che Maometto ha portato di nuovo, e vi troverai soltanto delle cose cattive e disumane, come la sua direttiva di diffondere per mezzo della spada la fede che egli predicava". L'imperatore, dopo essersi pronunciato in modo così pesante, spiega poi minuziosamente le ragioni per cui la diffusione della fede mediante la violenza è cosa irragionevole. La violenza è in contrasto con la natura di Dio e la natura dell'anima. "Dio non si compiace del sangue - egli dice -, non agire secondo ragione, „σὺν λόγω”, è contrario alla natura di Dio. La fede è frutto dell'anima, non del corpo. Chi quindi vuole condurre qualcuno alla fede ha bisogno della capacità di parlare bene e di ragionare correttamente, non invece della violenza e della minaccia… Per convincere un'anima ragionevole non è necessario disporre né del proprio braccio, né di strumenti per colpire né di qualunque altro mezzo con cui si possa minacciare una persona di morte…".

L'affermazione decisiva in questa argomentazione contro la conversione mediante la violenza è: non agire secondo ragione è contrario alla natura di Dio.
L'editore, Theodore Khoury, commenta: per l'imperatore, come bizantino cresciuto nella filosofia greca, quest'affermazione è evidente. Per la dottrina musulmana, invece, Dio è assolutamente trascendente. La sua volontà non è legata a nessuna delle nostre categorie, fosse anche quella della ragionevolezza. In questo contesto Khoury cita un'opera del noto islamista francese R. Arnaldez, il quale rileva che Ibn Hazm si spinge fino a dichiarare che Dio non sarebbe legato neanche dalla sua stessa parola e che niente lo obbligherebbe a rivelare a noi la verità. Se fosse sua volontà, l'uomo dovrebbe praticare anche l'idolatria.

A questo puntosi apre, nella comprensione di Dio e quindi nella realizzazione concreta della religione, un dilemma che oggi ci sfida in modo molto diretto. La convinzione che agire contro la ragione sia in contraddizione con la natura di Dio, è soltanto un pensiero greco o vale sempre e per se stesso? Io penso che in questo punto si manifesti la profonda concordanza tra ciò che è greco nel senso migliore e ciò che è fede in Dio sul fondamento della Bibbia. Modificando il primo versetto del Libro della Genesi, il primo versetto dell’intera Sacra Scrittura, Giovanni ha iniziato il prologo del suo Vangelo con le parole: "In principio era il λόγος". È questa proprio la stessa parola che usa l'imperatore: Dio agisce „σὺν λόγω”, con logos. Logos significa insieme ragione e parola – una ragione che è creatrice e capace di comunicarsi ma, appunto, come ragione. Giovanni con ciò ci ha donato la parola conclusiva sul concetto biblico di Dio, la parola in cui tutte le vie spesso faticose e tortuose della fede biblica raggiungono la loro meta, trovano la loro sintesi. In principio era il logos, e il logos è Dio, ci dice l'evangelista. L'incontro tra il messaggio biblico e il pensiero greco non era un semplice caso. La visione di san Paolo, davanti al quale si erano chiuse le vie dell'Asia e che, in sogno, vide un Macedone e sentì la sua supplica: "Passa in Macedonia e aiutaci!" (cfr At 16,6-10) – questa visione può essere interpretata come una "condensazione" della necessità intrinseca di un avvicinamento tra la fede biblica e l'interrogarsi greco.

[...]. Partendo veramente dall'intima natura della fede cristiana e, al contempo, dalla natura del pensiero greco fuso ormai con la fede, Manuele II poteva dire: Non agire "con il logos" è contrario alla natura di Dio.

[...] In contrasto con ciò, la fede della Chiesa si è sempre attenuta alla convinzione che tra Dio e noi, tra il suo eterno Spirito creatore e la nostra ragione creata esista una vera analogia, in cui – come dice il Concilio Lateranense IV nel 1215 –certo le dissomiglianze sono infinitamente più grandi delle somiglianze, non tuttavia fino al punto da abolire l'analogia e il suo linguaggio. Dio non diventa più divino per il fatto che lo spingiamo lontano da noi in un volontarismo puro ed impenetrabile, ma il Dio veramente divino è quel Dio che si è mostrato come logos e come logos ha agito e agisce pieno di amore in nostro favore. Certo, l'amore, come dice Paolo, "sorpassa" la conoscenza ed è per questo capace di percepire più del semplice pensiero (cfr Ef 3,19), tuttavia esso rimane l'amore del Dio-Logos, per cui il λατρεία“ – un culto checulto cristiano è, come dice ancora Paolo „λογικη concorda con il Verbo eterno e con la nostra ragione (cfr Rm 12,1)
[...].

IAGGIO APOSTOLICO DI SUA SANTITÀ BENEDETTO XVI
A MÜNCHEN, ALTÖTTING E REGENSBURG
(9-14 SETTEMBRE 2006)
INCONTRO CON I RAPPRESENTANTI DELLA SCIENZA
DISCORSO DEL SANTO PADRE
Aula Magna dell’Università di Regensburg
Martedì, 12 settembre 2006
Fede, ragione e università. Ricordi e riflessioni.

Por último, importa notar algo fundamental. A liberdade de expressão [a mesma que permite as manifestaçõs islâmicas contra o Papa] permite ao Papa dizer o que quiser, com especial liberdade que lhe é trazida pela missão religiosa. Pode-se discordar inteiramente, sendo não católico, o que numa sociedade livre é possível e não tendo a Igreja, se inteligente, qualquer interesse em católicos à força. Sendo católico, tem-se presente a simbologia do Santo Padre que, enquanto ser mais próximo do transcendente, omnipotente, omnisciente e omnipresente, não se questiona.

As declarações, como bem se vê, foram lidas fora do contexto, algo bem ajudado pelas televisões.

E mesmo que não o fossem, sempre seria uma opinião, que podia em liberdade ser contestada pelos não católicos, mas que esses mesmos não católicos não poderiam nunca censurar [pedindo por exemplo um retractamento],como delito de opinião, porquanto tal limitaria a mesma liberdade de pensamento e expressão que os acolhe. E que evidentemente acolhe o Santo Padre.


Gravura: Murad II no tiro ao arco - 'imperatore bizantino Manuele II Paleologo, forse durante i quartieri d'inverno del 1391 presso Ankara, ebbe con un persiano colto su cristianesimo e islam e sulla verità di ambedue. Fu poi presumibilmente l'imperatore stesso ad annotare, durante l'assedio di Costantinopoli tra il 1394 e il 1402'.

18 setembro 2006

De uma senhora que quis, sem o namorado saber. No further comments. Além do teu bom gosto musical...

Julia Fullerton-Batten


é fotógrafa, e está a fazer sensação no Reino Unido, tendo fechado no dia 10 a sua exposição solo na National Gallery.

Fica a dica e uma amostra bem interessante.

Julia Fullerton-Batten
Vamos para onde?

- Longe.

E onde é que isso fica?

- Perto.



98 Octanas, 'filme português'.

17 setembro 2006

Twins


é um bar / disco no Porto, em plena Foz velha e na marginal do rio [não confundir com uma antiga casa de strip...].

Em Março deste ano, referia um site chamado PortugalNight que 'Inaugurou no final de tarde do passado dia 9 de Março, o Twins Club no Porto, com assinatura Batata Cerqueira Gomes, Manuel Guedes e Tiago Pinto Leite. Apresentando um conceito diferente, ao nível do T Club Quinta do Lago de José Manuel Trigo, o Twins Porto elevou a fasquia para patamares impressionantes, o que a manter-se, o irá obrigar a uma capacidade de encaixe única' e rematando com um brilhante 'o espaço está muitíssimo bem conseguido, o staff pode vir a brilhar, faltando apenas saber se há mercado no Porto, para encher um espaço com semelhantes características'. Tipicamente português.

Estamos em Setembro, passaram 6 meses maioritariamente de Verão e o espaço está 'muy bien'.

A pista fica em baixo e o bar em cima, num mezzanine bem conseguido, sendo o bar muito clean, com linhas muito discretas e cores muito neutras e suaves [a foto engana], com destaque especial para as cadeiras fantásticas, numa fusão butterfly chair e a famosa cadeira Barcelona, de Mies van der Rohe, extremamente confortáveis, elegantes e abrigando mesmo um casal apaixonado. Muito L..

E como qualquer casa do género no Porto [e sobretudo na Foz] todos se conhecem. Olá à esquerda, beijinho à direita, eventualmente ódio atrás e paixão à frente.

Fomos com amigos da casa pelo que não ficámos com ideias de preços nem de dificuldades ou facilidades de porta [que numa sexta feira às 3 da manhã não tinha fila].

O espaço em si agradou e a música [sendo um mezzanine, a mesma no bar e disco] oscilava agradavelmente entre o comercial do momento e o comercial 90's, a fazer lembrar os bons tempos da Kapital [sim, ela teve-os].

A visitar, para quem esteja ou passe no Porto.

Twins Club
Rua do Passeio Alegre, 1000
T 22 619 53 52

Barry Le Va


A primeira retrospectiva na Europa, no Museu de Serralves, até 15 de Outubro.



Plan view for double-tiered sculpture "B"
2002
ink on paper
45 x 30" overall; 2 parts, each: 22 1/2 x 30"
LEVA 62

16 setembro 2006

Restaurantes e afins


Espaço de memória, espaço funcional, enfim.

Tudo o que tem a ver com comidas e afins agora tem espaço próprio:

Lorenzetti Come.

[http://lorenzetticome.blogspot.com]

15 setembro 2006

Ele há... prazos. Aquele abraço.

L. acaba de ver um noticiário. Um depressionário ou, como diz um amigo nosso, o 'obituário'. Seja político, económico, cultural, social...

Desta feita, a actual Ministra da Educação, que -- desta feita... -- diz que não tem prazo para fechar uma lista de colocação de professores.

Ah e tal que são 1500 escolas, algumas 'em sítios recônditos'.

Que não tem essa 'pretensão'.

Alguém lhe manda uma fotocópia de um dicionário, na entrada 'prazo' ?

Umas aulinhas de gestão ou simplesmente umas horitas numa auditora estilo PWC, Deloitte ou KPMG would be enough [e não, não trabalhamos numa nem somos daqueles que têm 'inveja' do sector público. É mesmo pena de como ele não é gerido].

14 setembro 2006

Ritzing up Sintra.


Continuamos em e.mails peculiares.

Desta feita uma promoção da Ritz-Carlton, que apresenta os destinos seguintes:

Amelia Island
Key Biscayne
Golfo de Nápoles
Seoul
Georgetown
Lake Las Vegas
Philadelphia
Sharm El Sheikh
Jamaica
Marbella
Tysons Corner
Singapura
Kapalua
Marina del Rey
Washington DC

e...

Sintra.

Tem tudo a ver não tem? Iremos meditar sobre isto na próxima piscina.

Fica a dica.

Biografia do Diabo


É sempre curioso receber um e.mail da Cambridge University Press com a introdução 'An exciting new title from Cambridge University Press' e assunto 'Satan a Biography - not such a bad guy?'apresentando um livro alegadamente biográfico de Satanás e com a line 'How the Satan of the New Testament became the modern day personification of evil'.

Mero marketing? You find out.

13 setembro 2006

Depois de arquitectura e barriga...


...mais barriga e arquitectura, mas ao vivo.

É esta sexta feira a abertura do restaurante da Casa da Música, no Porto.

Barriga e arquitectura, portanto.

No what's what do design e afins para a populaça [leia-se wallpaper] a 'Casa' foi nomeada para os Wallpaper Design Awards [categoria Best New Public Building].

E agora abre um restaurante que, se gostarmos dele, falaremos sobre isso certamente no início da próxima semana. Se for tão bom como o do Guggenheim de Bilbao...

Fica a dica.

E não esquecer: comidas e afins, agora é no Lorenzetti Come.

A Barriga de um Arquitecto


Algo escatológico pelo nome ao qual responde, este blog é divinal e recomenda-se. Para acederem clikem AQUI.

Como diz o próprio, 'A Barriga De Um Arquitecto é um blogue de Daniel Carrapa onde se fala de arquitectura e urbanismo, entre outros temas da vida dentro e fora da web. O título é inspirado no filme The Belly Of An Architect de Peter Greenaway e na música de Wim Mertens'.

Coisa 'leve', portanto...

É fantástico para pessoas como nós que adoramos arquitectura e que, por não trabalharmos nela, gostamos de ter um magazine, algo actualizado e bem feito -- e também sobre arquitectura em Portugal -- para além dos livros. Saber o que se vai passando.

E esta Barriga satisfaz-nos o apetite. E abriu em 2oo3... o que temos perdido.

11 setembro 2006

A história da pintura europeia passa por Lisboa


Este quadro, que aqui de vê muito mal [uma fotografia perdida pela internet] é da colecção do 'Dr. Rau', o economista alemão herdeiro de uma boa fortuna nascida na indústria, que foi membro das tropas nazis [como cabo tradutor] e que entretanto se tornou médico, desertor [entregou-se comno prisioneiro de guerra às tropas inglesas] e filantropo [vendeu o seu património e utilizou o dinheiro para a construção de hospitais em África, deslocando-se mesmo ao Rwanda, já idoso -- morreu em 2002, cremos -- aquando dos conflitos e migrações que aí tiveram lugar, alimentando cerca de 4.000 pessoas por dia.

A colecção Rau foi doada à UNICEF[*] com a condição de venda, que terá lugar em breve, após uma série de exposições, neste momento em Lisboa e -- espera-se -- prolongada até meio do mês de Outubro de 2006.

A parte da colecção exposta em Lisboa, no MNAA, reúne cerca de 95 obras de pintura, desde o século XIV ao século XX, incluindo só, no século XX, quatro Monets bem representativos da sua evolução.

Todos os quadros foram adquiridos por Rau sem recurso a intermediários e exprimem um gosto verdadeiramente pessoal sendo uma verdadeira história da pintura europeia, estando todas as telas em óptimo estado, e sendo todas de grande calibre, a agradar mesmo aos maus cépticos quando a dado estilo [pelo que Lorenzetti 'até' gostou dos impressionistas].

Este quadro, parte da colecção e temporariamente exposto no MNAA, é de um anónimo e foi encomendado por um anónimo. Ironia das ironias, pois deixou para a posteridade a figura que retrata: 'Maddalena Del Grande', ume empregada doméstica nascida em 12 de Dezembro de 1634 que tão bem serviu os seus amos até 1713 que estes encomendaram o seu retrato; caro, em todo o caso, e muito imaginativo, para além de contrariar hábitos da época, como o retrato para a posteridade apenas dos senhores da casa.

É um acto raríssimo, de humanidade e de arte, ao qual L. presta homenagem. Nas quatro visitas que já fez a esta exposição [sempre com 'visitantes' diferentes] não deixa este quadro ignorado. Fica a dica.


[*] Na versão inicial deste post tínhamos escrito UNESCO e não UNICEF. Depressa e bem... Chamou-nos a atenção o Tiago Cristóvão [foi da maneira que L. ficou a saber que tem um leitor] autor de um blog que L. acaba de descobrir que renasceu, de forma belíssima: A Força das Circunstâncias. Temos pensado na UNESCO por outras razões [que poderão basear um post em breve]. De facto no caso de Rau era a UNICEF [que não tinha inclusive capacidade de gestão da colecção, algo que a UNESCO eventualmente teria] e que está relacionada com o ponto nevrálgico da filantropia de Rau: as crianças. Obrigado Tiago.

Breitling Reloaded


A Breitling re-editou o Chrono-matic, um modelo de cronógrafo da linha Chronomat, desenvolvido originalmente entre 1968 e 1969 [anos míticos da era espacial e de bom design].

Aquilo que tornou o Chrono-matic único foi o chamado calibre 11, o primeiro cronógrafo que não precisa de corda.

É um relógio perfeito para os esquecidos [de dar corda] ou para quem não tem paciência nem tempo para isso. Basta o movimento normal do braço / pulso / mão para que o relógio 'dê corda a si mesmo' [selfwinding].

Esteticamente, o modelo distingue-se por ter precisamente a coroa do lado esquerdo [para quê do direito se não é preciso dar corda? assim é mais fácil usar o cronógrafo...] além de ter o dia do mês em baixo e não à direita, o que é bem mais interessante, porque permite ter dois mostradores de cronógrafo em paralelo [esquerda e direita].

É claro que não é perfeito: para quem adora relógios e usa vários, a reserva de marcha [tempo de funcionamento do relógio sem os referidos movimentos que lhe dão corda] é sempre limitada, e na maioria dos casos inferior ao tempo de mudança de relógio, que entretanto pára enquanto se usa outro. E depois é preciso acertar.

Mas para quem usa sempre o mesmo relógio, ou apenas faz uma pausa de um dia ou pouco mais, é o ideal, nunca falha. E como qualquer bom modelo Breitling, inclui régula de cálculo que possibilita fazer todo o tipo de contas, incluindo conversões de moeda e, para os amantes da aviação, cálculos sobre durações de voo e combustível, altitudes e distâncias. Para quem trabalha à hora é óptimo para calcular o tempo de reuniões e cobrar sharp ao cliente.

Fica a dica para os apreciadores de bons relógios. E a sub-dica quanto ao preço recomendado pela Breitling, que é bem inferior ao que esperávamos e bastante próximo ao dos restantes modelos de topo: cerca de 4.000 euros pelas versões em aço [braceletes em pele, pele de crocodilo e aço] e cerca de 12.000 e aproximadamente 24.000 euros pelas versões em ouro rosa [caixa e caixa e bracelete, respectivamente].

Fica uma nota final: os modelos 'cebola' ou 'cebolão', mostradores de dimensão enorme, estão bastante na moda. O Chrono-matic é um mega-cebolão, a deixar rastejantes os cebolão-maníacos...


Foto: uma das [muitas] variantes do Chrono-matic original.

Um casamento sobrevive com o insulto simpático.


Sheriff John T. 'Buster' McCain

Virginia, I'm flattered that you think I have that kind of energy. I figure that if I can't find Paul Sheldon, at least I'll find out what he wrote about.

Virginia McCain

Well, what do you expect to find? A story about a guy who drove his car off a cliff in a snowstorm?

Sheriff John T. 'Buster' McCain

You see, it's just that kind of sarcasm that's given our marriage real spice.


Misery [1990] Rob REINER(dir.)
Stephen King [novel]

09 setembro 2006

Comprinhas em Tornabuoni


é do que nós gostamos.

Sem o caos de Milão ou de Paris, e com aquele charme do renascimento, numa rua bem cosmopolita, onde se encontram as colecções inteiras.

Como se lê abaixo, Michael Kors está na Celine. Pena não estar ele mesmo na Tornabuoni, senão já o tínhamos 'agarrado', até porque não o encontramos em retail stores.

Pena a Celine ser feminina, porque Michael Kors é sem dúvida nenhuma um dos grandes nomes da roupa desportiva para homem, apesar de os americanos darem poucas cartas -- our opinion -- na moda.

Alguém ajuda? Ou é mesmo preciso ir aos EUA? É que a Fashion Clinic e a Loja das Meias de Cascais podem ser importadores, mas bem fraquinhos. E não há como uma flagship store. Anyone?


'
Celine

Michael Kors, who took charge of this label a few years ago, gave Celine a breath of fresh air and the label was suddenly centre stage. He has now left and a new designer was about to be announced as we went to press, but the underlying New York Park Avenue power look is definitely still on the table. Celine is the latest big name to open on Tornabuoni. The space is sleek, with an all-white decor with dark wood trim on a floor covered with crisp sea-grass matting. You can see the perfect cut of the clothes even as they drape over the hangers. They are timeless, wearable things not targeted to a certain age or look; they are aimed at the fashion conscious rather than the fashion victim. Stylish celebrities who love this easy look include Angelica Huston, Lauren Hutton, Claire Danes, Gwyneth Paltrow and Rene Russo, who wore Celine beautifully in The Thomas Crown Affair remake. You will also find plenty of logo-splattered bags, and if you are looking for something a little different grab a pair of flip-flops for the beach in three fluorescent colours.
Via de' Tornabuoni 24-26-28/R
50123 Florence
Mon-Sat 10:30-7:30'

07 setembro 2006

Para quem me acha muito próximo ||| || || |||||Para quem me acha distante...

MARGE
The thing with Dickie - it's like the
sun shines on you and it's glorious, then he
forgets you and it's very very cold.


RIPLEY
So I'm learning.

MARGE
He's not even aware of it. When you've
got his attention you feel like you're
the only person in the world.
That's why
everybody loves him. Other times...

[...]
MARGE
It's always the same whenever someone new
comes into his life
- Freddie, Fausto,
Peter Smith-Kingsley - he's wonderful -
did you meet him, he's a musician? -
... and especially you, of course... and
that's only the boys.


Talented Mr. Ripley
Argumento de Anthony MINGHELLA inspirado no romance de Patricia HIGHSMITH
o1.11.1999

É.


'Lo peor de ser una ciudad volcada en el turismo es la cantidad de locales impersonales que se aglutinan en el centro. Acabamos rodeados de un atajo de bares horribles que se disputan el puesto a la relación calidad-precio más descabellada del mundo. Si uno está, por ejemplo, comprándose ropa en Portal del Ángel, tiene bastantes problemas para tomarse un buen café. ¿Es o no?'


Bic Cristal em Le Otro, Le Cool, Barcelona Selected, 16o, o7.o9.2oo6.

Dela



'Estou a ouvi-los falar da vida e estou a ouvir-te. Há qualquer coisa por trás disso. Qualquer coisa que não se adapta bem ao modo de ser dessas pessoas. Nós falamos com essas pessoas e elas desvinculam-se da realidade para nos dizer coisas diferentes. Ideias que ofendem. Quando falo contigo sinto-me como se jogasse uma bola contra uma parede e tivesse que a recuperar para continuar a conversar. Estou sempre no risco de perder. Se eu soubesse analisar bem a tua consciência, podes ter a certeza, fazia batota. Mentia-te. Utilizava a mentira para conquistar a tua compreensão. Mas tu estás maliciosamente num plano superior. Não és igual para toda a gente. Estás a lixar-te para o humano.É preciso conhecer o horror quotidiano para ter uma ideia de ti. Ninguém imagina. Enganas todos com a tua escrita. Vai-te foder escritor de pessoas fracas.Só me podes dar aquilo que escreves, e isso, tu sabes, estou farta. Uma escrita que é um espelho viciado. Uma escrita que eu já li dentro do teu silêncio. A consciência está do lado dos que escutam. É um prémio estúpido para quem ainda ama quem não merece ser amado. É engraçado. Também és muito bom a transformar as minhas verdades em defeitos contra mim. Sabes manipular consciências e sentimentos para o fabrico existencial da tua escrita. A verdade é que criaste um universo do qual não me apetece abandonar ... uma vez disseste-me queles que falam muito são os que mais precisam dos outros. talvez por isso eu fale tanto'.

Nella lussuria, fa' attenzione


'on the blackboard in the right foreground, Steen wrote another proverb: 'in luxury, look out'. Like many writers of his day, he warned viewers to watch out when living in riches, since fortunes can change, particularly if no one is looking [...] In the seventeenth century, however, 'luxury' emcompassed more than the illicit sexual desire as well, and drink and tobacco were thought to strenghten it. To signal this connotation, Steen placed the amorous couple at the hub of the abuse of luxury. In the Netherlands, artists had traditionally personified luxury as a woman seductively dressed in silks. Not accidentally, it is such an immodestly dressed woman who invites the viewer to look at luxury and to beware of it'.

Mariët WESTERMANN [1996] The Art of the Dutch Republic 1585-1717, London: Lawrence King Publishing, pp.14-15.

06 setembro 2006

Inocência v Inteligência


' Como é difícil conjugar inteligência e inocência! '


Lynn Collins a comentar a personagem de Portia, que interpretou no filme Merchant of Venice [2004] realizado por Michael Radford.

O auto-suicídio


é uma nova modalidade, inventada numa noite muito simpática, por uma miúda muito gira, mas sem miolos nenhuns.

Todos os homens têm o seu ponto fraco. E ela, as frases.

Modigliani


em Londres, na Royal Academy of Arts.

A ver até 15 de Outubro.

04 setembro 2006

Spanky spanky,


'O furacão Katrina açoitou os E.U.A. em final de Agosto de 2005'

A expressão, bem 'impressiva', é da Opus Dei, na sua última newsletter.

02 setembro 2006

Adoro Itália.



Não meus senhores, esta senhora é bem Portuguesa e em 2oo6.

Um poço de criatividade que devia andar à solta pelo globo.

Lorenzetti é seu fã incondicional, sabe?

O Nuclear


agita novamente os noticiários, não deixando ninguém em Paz.

O momento é o 'Irão' e os 'escandalosos' testes nucleares, tendo a ONU adoptado uma posição no sentido de incentivar o Irão à abertura de negociações sobre a 'questão nuclear'.

Ainda que não conheça o Irão -- apenas o desgraçado que neste momento lá representa Portugal -- Lorenzetti fica no mínimo surpreendido com toda a agitação em torno do assunto Irão Nuclear, uma vez que Estados como França ou os Estados Unidos da América -- também eles membros da ONU e Estados relevantes do ponto de vista estratégico mundial -- são conhecidos por deterem e testarem armas nucleares.

Foram, de resto, os Estados Unidos os únicos a utilizar armas nucleares, que se saiba, em Nagasaki [foto], já em 1945 [6 de Agosto], urânio [precisamente] equivalente a 20.000 toneladas de TNT, atirados do famoso 'Enola Gay' [!] e assassinando 70.000 pessoas de imediato e mais 70.000 sucumbiram mais tarde, vítimas dos efeitos da radiação. O 'target' era a cidade inteira, e não propriamente um depósito de armas, por exemplo. E em Hiroshima, onde morreram 221.893 pessoas.

É pois 'algo estranha' esta agitação com o Irão.

Ou, pelo menos, com o Irão...

A Educação dos Meninos


Lorenzetti já por aqui comentou que há sua volta têm proliferado grávidas, casamentos e criancinhas.

Daí que tenha observado e reflectido um pouco sobre como aparecem as ditas crianças, como correm gravidezes e como depois são educadas as criancinhas.

Foi pois uma bela ocasião para rever um belíssimo companheiro de estante chamado Tratado da Educacao Physica ou, completo [e assim desenganado quem pensava que se tratava de literatura de ginásio], Tratado da Educaçaõ Fysica dos Meninos Para Uso da Naçaõ Portugueza, publicado por ordem da Academia das Sciencias por Francisco José de Almeida, Correspondente do Número da mesma Academia e da Sociedade Real de Medicina de Paris, e publicado em Lisboa em 1791.

Quanto à roupa, diz o autor [e adaptando à escrita actual], que: 'o verdadeiro meio de evitar as inclemências do tempo é agitar-se, e andar sempre exposto às alternativas da atmosfera: eu não quero dizer que os meninos não se cubram, mas que sejam leves as suas coberturas. As roupas de algodão, e linho, são bastantes para os defender do maior rigor do tempo. O modo de talhar seus vestidos não é também coisa indiferente. Um grande desejo de fazer passar crianças por homens é a paixão das mães, e este abuso, que na educação moral é tão repreendido, tem não sei quê de ridículo até no trajar externo. Além de que seguem-se graves danos às crianças por se vestirem de calções, véstias, casacas, sapatos, fivelas, e outros atavios, que o homem inventou para sua tortura, e acanhamento da sua espécie'.

E conclui esta parte com inúmeros exemplos de como as roupas 'da moda' perturbam a circulação do sangue e outros fluidos, relacionando tais fenómenos com doenças várias.

Trezentos anos depois, as coisas não evoluíram muito, e mesmo que os padrões e cores dos tecidos para roupas de criança sejam estupidificantes -- e nem todos têm gosto ou dinheiro para um bom corte de criança na Dior da Avenue Montaigne [foto] -- os 'papás' continuam a querer vestir as criancinhas como se fossem adultos, ainda que quando falem com elas façam uma vozinha ou entoação digna de atrasados mentais.

Conclui com chave de ouro o artigo sobre as 'paixões':

'Não posso deixar deste artigo sem lembrar que tenho por escusado, e bárbaro, todo o castigo nos primeiros anos [...] quando aliás nada se tira destes procedimentos duros, que afligem e intimidam as crianças.

Igualmente me causa aflição ver como o povo ignorante flagela os pobres inocentes que, quando submergidos no profundo sono da primeira idade, soltam sem se advertirem as suas urinas e deste modo os atormentam inutilmente ou conseguem perturbar o sono prezado, plácido e salutífero da infância, ou enfim obrigando-se a reter as águas ocasionando-lhes retenções de urinas e outras moléstias dos órgãos urinários.

Também me desagrada e tenho por inútil e mesmo por muito nocivo a uma criança consumi-la com estudos nada próprios de seus anos, e que além de lhes embaraçarem o exercício e agitação continuada e necessária para a corroboração de seus sólidos afrouxam a energia da sua imaginação, cansam os seus nervos e perturbam as suas digestões, e mirram a sua recente vetgetação. E qual é o adiantamento que se ganha destas aplicações intempestivas? Decorar as opiniões dos outros, falar muito e não saber nada'.

Brilhante. Ouviram meninas?

E como diz o autor, 'um ente sem paixões é um autómato estúpido e desprezível'.

Achtung baby!...

bookashade


É o soundbit recomendado no momento.

Desde logo as músicas:

- Paper Moon

- Mandarine Girl


e o remix


Mandy v. Bookashade - body language [physical music mix]


Bookashade

01 setembro 2006

Tiga


tem um novo website:

http://wwww.tiga.ca

Tiga é, já se sabe, um dos queridos de Lorenzetti na música electro e em Lisboa pode ouvir-se sobretudo no Lux.


Algumas músicas e mixagens favoritas, que se sugerem, e que marcarão esta geração:

LCD Soundsystem - Tribulations [Tiga's mix]

Peaches - Shake yer dix [Tiga's 'where were you in 92' remix]

Telepopmusik - Just Breathe [Tiga's remix]

Tomas Andersson - washing up [Tiga's mix]

Tiga & Zyntherius - Sunglasses At Night


Tiga - Burning Down London

Tiga - Dubby Disco

Tiga - Good as gold

Tiga - Hot In Herre (Mixmaster F Clubhouse Extended)

Tiga - Hot In Herre

Tiga - Louder than a bomb

Tiga - Pleasure From The Bass

Tiga - 3 weeks

Tiga - High school

Tiga - The big fake [DFA remix]

Tiga - You Gonna Want Me [12' Inch Dance Mix]

Verão a acabar? Ou não...



A St. Tropez
la luna si desta con te
e balla il twist
contando le stelle nel ciel
ma la stella ancor più bella
non è in cielo è qui vicina a me
a St. Tropez
Ma la stella ancor più bella
non e' in cielo e' qui vicina a me
a St. Tropez

Twist, twist, tutto il mondo
Twist, twist, sta impazzendo
Sogna, vuol tornare
una lunga notte ancora mai più scordare

A St. Tropez
la gente si chiede perché
tu balli il twist
portando un vestito in lamé
Vuoi sembrare ancor più bella
ma la moda è sempre quella se
tu balli il twist
Vuoi sembrare ancor più bella
ma la moda è sempre quella se
tu balli il twist

Twist, twist, tutto il mondo
Twist, twist, sta impazzendo
Sogna, vuol tornare
una lunga notte ancora mai più scordare

A St. Tropez
la gente si chiede perché
tu balli il twist
portando un vestito in lamé
Vuoi sembrare ancor più bella
ma la moda è sempre quella se
tu balli il twist
Ballano
cantano
senti che brivido
questa è la vita fantastica di St. Tropez



St. Tropez Twist
Peppino di Capri
1962